Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12434
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNerys, Janine Alves de Medeiros-
dc.date.accessioned2018-12-05T14:04:30Z-
dc.date.available2018-12-05T14:04:30Z-
dc.date.issued2018-10-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12434-
dc.description.abstractWomen’s fight for equal rights throughout history is well known. In Victorian England, a time when women’s education was aimed at the domestic sphere, one could see the evidence of a beginning movement towards women’s equality in social, political, and everyday life. Based on this premise, we chose to analyze in this research the novel Jane Eyre, by Charlotte Brontë, in order to observe the female characters’ development within the work and the possible influences of the Victorian Age, thus verifying the way the characters question certain traditional values of that time period imposed by patriarchy, and seek to advance opportunities for that period in terms of women's rights. For this work, we will use as theoretical background the studies of Beauvoir (1949), Foucault (1977) and the feminist contributions of Deveaux (1994) and Gilbert and Gubar (1980). In addition, we question the female representation through a perspective of gender construction, seeking to analyze the patterns of femininity that are imposed on women in literature.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2018-12-05T14:04:30Z No. of bitstreams: 1 JAMN26102018.pdf: 711168 bytes, checksum: 48b3c4932cfeb753c46fcc7875817c5f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-12-05T14:04:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JAMN26102018.pdf: 711168 bytes, checksum: 48b3c4932cfeb753c46fcc7875817c5f (MD5) Previous issue date: 2018-10-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLiteratura de autoria femininapt_BR
dc.subjectJane Eyrept_BR
dc.subjectEra Vitorianapt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectRepresentação Femininapt_BR
dc.titleConstrução de gênero, formação feminina e loucura em Jane Eyre: uma leitura feministapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Freire, Juliana Luna-
dc.description.resumoA luta das mulheres por direitos iguais ao longo da história é de conhecimento geral. Já na Inglaterra da Era Vitoriana, uma época em que a educação das mulheres era voltada para a esfera doméstica, podiam-se ver os indícios que dariam início aos movimentos em favor da igualdade para as mulheres nas esferas social, política e no próprio cotidiano. Partindo desta premissa, escolhemos analisar nesta pesquisa o romance Jane Eyre, de Charlotte Brontë, com o objetivo de observar a formação das personagens femininas dentro da obra e as possíveis influências do contexto da Era Vitoriana, verificando assim, a forma como as personagens questionam certos valores mais tradicionais da época, impostos pelo patriarcado, e buscam oportunidades mais avançadas para aquele período, em termos de direitos das mulheres. Desta forma, para a realização deste trabalho, utilizaremos como fundamentação teórica os estudos de Beauvoir (1949), Foucault (1977) e as contribuições feministas de Deveaux (1994) e Gilbert e Gubar (1980). Além disso, colocamos em questão a representação feminina através de uma perspectiva de construção de gênero, buscando analisar os padrões de feminilidade que são impostos às mulheres na literatura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAMN26102018.pdf694,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.