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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A interiorização das instituições de ensino superior: uma análise dos custos da graduação no campus IV da UFPB.
metadata.dc.creator: Falcão, Cibele Maria Botto
metadata.dc.contributor.advisor1: Siqueira, Liédje Bettizaide Oliveira de
metadata.dc.description.resumo: A informação do custo por aluno fornece, às instituições de ensino, uma ferramenta importante para a elaboração dos orçamentos e à população uma forma de avaliar a eficiência dos gastos públicos. A educação superior de qualidade tem papel estratégico para o desenvolvimento econômico e social do país e contribui para a redução das desigualdades sociais e regionais. Por isso, o Governo Federal iniciou, em 2003, a expansão das instituições federais de ensino superior em atendimento ao Plano Nacional de Educação (PNE). Com o objetivo de avaliar os custos desta política de interiorização para o estado da Paraíba, realizou-se um levantamento dos custos por aluno presentes nos cursos de graduação do campus IV da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no período de 2009 a 2015. A base dos dados utilizada foi o orçamento executado (despesas correntes e de capital) da instituição, com recursos oriundos do Tesouro e recursos próprios. O tratamento dos custos se deu por meio do sistema que absorve os custos fixos e variáveis, sejam eles diretos ou indiretos (custo por absorção) dos Centros de Custos e o regime de competência. Observou-se que a maior parte dos custos é com pessoal técnico e docente, sendo que, em 2009, eles representavam 57,34% dos gastos diretos realizados no campus IV, e passaram a representar, no ano de 2015, quase a totalidade destas despesas, cerca de 94,52%. Neste contexto, o departamento de Ciências Sociais (Antropologia e Culturas Indígenas) destacou-se como aquele com maior custo por aluno dentro do campus IV, contabilizando a importância de R$ 31.204,64, como gasto anual por aluno matriculado no curso. Constatou-se, ainda, que o departamento de Ciências Sociais Aplicadas (Ciências Contábeis e Secretariado Executivo Bilíngue) apresentou o menor custo anual por aluno do campus IV em 2015, no valor de R$ 11.102,14. Além disto, chama atenção que as altas taxas de evasão presentes nos cursos elevam sobremaneira o custo anual por aluno diplomado (no caso de Antropologia um aumento de R$ 190.685,62). O custo anual por diploma no departamento de Ciências Sociais Aplicadas chega a R$ 25.818,94 (Ciências Contábeis) e a R$ 33.642,86, quanto ao curso de Secretariado Executivo Bilíngue; quanto ao departamento de Ciências Sociais o custo anual por aluno diplomado chega a R$ 222.890,26 (Antropologia e Culturas Indígenas).
Abstract: Cost-per-student information provides educational institutions with an important tool for budgeting and for the population to assess the efficiency of public spending. Higher quality education plays a strategic role for the country's economic and social development and contributes to the reduction of social and regional inequalities. Therefore, in 2003, the Federal Government began to expand federal higher education institutions in compliance with the National Education Plan (PNE). In order to evaluate the costs of this internalization policy for the state of Paraíba, a cost survey was carried out per student attending undergraduate courses at Campus IV of the Federal University of Paraíba (UFPB) in the period from 2009 to 2015. The base of the data used was the budget executed (current and capital expenses) of the institution, with resources from the Treasury and own resources. The treatment of costs occurred through the system that absorbs the fixed and variable costs, whether direct or indirect (cost by absorption) of the Costs Centers and the regime of competence. It was observed that most of the costs are with technical and teaching staff, and in 2009 they accounted for 57.34% of the direct expenses incurred on campus IV, and in the year 2015 they represented almost all of these costs expenditure, about 94.52%. In this context, the Department of Social Sciences (Anthropology and Indigenous Cultures) stood out as the one with the highest cost per student inside the campus IV, accounting for the importance of R $ 31,204.64, as an annual expense per student enrolled in the course. It was also verified that the Department of Applied Social Sciences (Accounting Sciences and Executive Bilingual Secretariat) presented the lowest annual cost per student of campus IV in 2015, in the amount of R $ 11,102.14. In addition, it should be noted that the high dropout rates present in the courses greatly increase the annual cost per graduate student (in the case of Anthropology an increase of R $ 190,685.62). The annual cost per diploma in the Department of Applied Social Sciences reaches R $ 25,818.94 (Accounting Sciences) and R $ 33,642.86 for the Bilingual Executive Secretariat course; As for the Department of Social Sciences, the annual cost per graduated student reaches R $ 222,890.26 (Anthropology and Indigenous Cultures).
Keywords: Interiorização
Custo por aluno
Ensino superior
UFPB
Internalization
Cost per student
Higher education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Economia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Economia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12440
Issue Date: 13-Sep-2017
Appears in Collections:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Economia

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