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metadata.dc.type: TCC
Title: O ensino de Língua Portuguesa como L2 para surdo por meio do sentido.
metadata.dc.creator: Nascimento, Ana Claudia Nunes do
metadata.dc.contributor.advisor1: Alves, Edneia de Oliveira
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho foi realizado com base em uma pesquisa no ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos. Como objetivo geral a pesquisa buscou analisar a produção de sentido nas aulas de ensino na perspectiva bilíngue de Língua Portuguesa como segunda língua para crianças surdas. Especificamente se buscou identificar os procedimentos metodológicos que contribuem para o processo de produção de sentido no aprendizado da Língua Portuguesa na modalidade escrita; verificar o processo de ensino aprendizagem da criança surda de Língua Portuguesa como L2 e compreender a influência da Libras para o surdo no processo de aprendizado de uma segunda língua escrita. As questões que envolvem os objetivos mencionados são de grande relevância para o ensino de português como segunda língua para surdos. Como aparato teórico foram seguidos os pressupostos filosóficos de Bakhtin e Voloshinov (1997; 2006), na área de Português também se incluem Soares (2003) e Marcuschi (1999; 2001), e na área da Libras se incluem, Strobel (2009) e Gesser (2009). Na pesquisa buscou-se testar como experimento uma metodologia de ensino de português para surdos especificada nos procedimentos. Em face da análise de dados foi perceptível que muitos procedimentos promoveram resultados satisfatórios como o uso das narrativas visuais e das representações imagéticas como meio de promover o aprendizado do sentido, assim como da leitura. O incentivo a Libras como L1 e o Português como L2 ao serem promovidos surtiram efeitos e acredita-se que sendo continuado por parte dos familiares e da escola serão de grande valia para os alunos.
Abstract: The present study was carried out based on a research on the teaching of Portuguese as a second language for the deaf. As a general objective the research sought to analyze the production of meaning in teaching classes in the bilingual perspective of Portuguese Language as a second language for deaf children. Specifically, we sought to identify the methodological procedures that contribute to the process of meaning production in the Portuguese language in the written mode; to verify the learning process of the deaf child of Portuguese Language as L2 and to understand the influence of Libras for the deaf in the process of learning a second written language. The issues involving the mentioned objectives are of great relevance for the teaching of Portuguese as a second language for the deaf. As a theoretical apparatus, the philosophical assumptions of Bakhtin and Voloshinov (1997; 2006) were also followed, and Soares (2003) and Marcuschi (1999; Gesser (2009). In the research we tried to test as an experiment a Portuguese teaching methodology for deaf people specified in the procedures. In the face of the data analysis it was apparent that many procedures promoted satisfactory results such as the use of visual narratives and imagery representations as a means to promote the learning of meaning as well as reading. The incentive to Libras as L1 and Portuguese as L2 when promoted have had effects and it is believed that being continued by the family and the school will be of great value to students.
Keywords: Libras
L2
surdo
crianças
sentido
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12467
Issue Date: 25-Oct-2018
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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