Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12468
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFlor, Amanda Gomes Olímpio-
dc.date.accessioned2018-12-06T12:23:04Z-
dc.date.available2018-12-06T12:23:04Z-
dc.date.issued2018-10-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12468-
dc.description.abstractReflection on teaching work has been gaining ground in recent years and has become a theme for researchers who are concerned with issues related to the teaching-learning process. The formulation of programs aimed at the continuous training of teachers is a recurring theme, whose main objective, in contributing to their professional development, is to raise the level of student performance. Many of these programs are being carried out in a collaborative manner between different public authorities, with the partnership of Higher Education Institutions (IES), such as the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC), which has as its central axis the continuing education of literacy teachers. In order to strengthen this process of improving literacy, this qualitative work seeks to understand the reading conceptions of teachers in the literacy cycle, to understand how teachers conceive the reading process and translate it into the classroom, therefore the work aims to meet and discuss reading conceptions of teachers participating in the formation of the PNAIC. Theoretically, we rely on SOARES (2003), ROJO (2009), BAKTHIN (1995), VYGOTSKY (1998) and the materials developed for the PNAIC Formation. Methodologically, we analyzed interviews with literacy teachers from two municipalities of Paraíba (Picuí and João Pessoa) and followed reading practices in the classroom. Among the main conclusions of our work is the perception of consistent reading practices the perspectives adopted by the PNAIC.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2018-12-06T12:23:04Z No. of bitstreams: 1 AGOF24102018.pdf: 2292268 bytes, checksum: 49b06f7fc9bc7357893ba0311e9fb41f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-12-06T12:23:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AGOF24102018.pdf: 2292268 bytes, checksum: 49b06f7fc9bc7357893ba0311e9fb41f (MD5) Previous issue date: 2018-10-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPráticas de leituraspt_BR
dc.titleConcepções de Leitura: Compreensões de Docentes Alfabetizadores.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Faria, Evangelina Maria Brito de-
dc.description.resumoA reflexão sobre o trabalho docente vem adquirindo relevo nos últimos anos e tem se tornado um tema presente para pesquisadores, que estão preocupados com questões relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem. É recorrente a formulação de programas visando à formação continuada de professores, cujo principal objetivo, ao contribuir para o seu desenvolvimento profissional, é elevar o nível de desempenho dos estudantes. Muitos desses programas estão sendo realizados em regime de colaboração entre as diferentes instâncias do poder público, com a parceria de Instituições de Ensino Superior – IES, como é o caso do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que tem como eixo central a formação continuada de professores alfabetizadores. Com o intuito de fortalecer este processo de melhoria da alfabetização, este trabalho, de caráter qualitativo, procura conhecer concepções de leitura de professoras do ciclo da alfabetização, para entender como as docentes concebem o processo de leitura e o traduzem em sala de aula, portanto o trabalho tem como objetivo conhecer e discutir concepções de leitura de professores participantes da formação do PNAIC. Teoricamente, nos apoiamos em SOARES (2003), ROJO (2009), BAKTHIN (1995), VYGOTSKY (1998) e nos materiais desenvolvidos para a Formação do PNAIC. Metodologicamente, analisamos entrevistas realizadas com professoras alfabetizadoras de dois municípios paraibanos (Picuí e João Pessoa) e acompanhamos práticas de leitura, em sala de aula. Dentre as principais conclusões de nosso trabalho está a percepção de práticas de leituras coerentes as perspectivas adotadas pelo PNAIC.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AGOF24102018.pdf2,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.