Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12468| Tipo: | TCC |
| Título: | Concepções de Leitura: Compreensões de Docentes Alfabetizadores. |
| Autor(es): | Flor, Amanda Gomes Olímpio |
| Primeiro Orientador: | Faria, Evangelina Maria Brito de |
| Resumo: | A reflexão sobre o trabalho docente vem adquirindo relevo nos últimos anos e tem se tornado um tema presente para pesquisadores, que estão preocupados com questões relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem. É recorrente a formulação de programas visando à formação continuada de professores, cujo principal objetivo, ao contribuir para o seu desenvolvimento profissional, é elevar o nível de desempenho dos estudantes. Muitos desses programas estão sendo realizados em regime de colaboração entre as diferentes instâncias do poder público, com a parceria de Instituições de Ensino Superior – IES, como é o caso do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que tem como eixo central a formação continuada de professores alfabetizadores. Com o intuito de fortalecer este processo de melhoria da alfabetização, este trabalho, de caráter qualitativo, procura conhecer concepções de leitura de professoras do ciclo da alfabetização, para entender como as docentes concebem o processo de leitura e o traduzem em sala de aula, portanto o trabalho tem como objetivo conhecer e discutir concepções de leitura de professores participantes da formação do PNAIC. Teoricamente, nos apoiamos em SOARES (2003), ROJO (2009), BAKTHIN (1995), VYGOTSKY (1998) e nos materiais desenvolvidos para a Formação do PNAIC. Metodologicamente, analisamos entrevistas realizadas com professoras alfabetizadoras de dois municípios paraibanos (Picuí e João Pessoa) e acompanhamos práticas de leitura, em sala de aula. Dentre as principais conclusões de nosso trabalho está a percepção de práticas de leituras coerentes as perspectivas adotadas pelo PNAIC. |
| Abstract: | Reflection on teaching work has been gaining ground in recent years and has become a theme for researchers who are concerned with issues related to the teaching-learning process. The formulation of programs aimed at the continuous training of teachers is a recurring theme, whose main objective, in contributing to their professional development, is to raise the level of student performance. Many of these programs are being carried out in a collaborative manner between different public authorities, with the partnership of Higher Education Institutions (IES), such as the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC), which has as its central axis the continuing education of literacy teachers. In order to strengthen this process of improving literacy, this qualitative work seeks to understand the reading conceptions of teachers in the literacy cycle, to understand how teachers conceive the reading process and translate it into the classroom, therefore the work aims to meet and discuss reading conceptions of teachers participating in the formation of the PNAIC. Theoretically, we rely on SOARES (2003), ROJO (2009), BAKTHIN (1995), VYGOTSKY (1998) and the materials developed for the PNAIC Formation. Methodologically, we analyzed interviews with literacy teachers from two municipalities of Paraíba (Picuí and João Pessoa) and followed reading practices in the classroom. Among the main conclusions of our work is the perception of consistent reading practices the perspectives adopted by the PNAIC. |
| Palavras-chave: | Letramento Alfabetização Práticas de leituras |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12468 |
| Data do documento: | 24-Out-2018 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AGOF24102018.pdf | 2,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
