Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12468
metadata.dc.type: TCC
Title: Concepções de Leitura: Compreensões de Docentes Alfabetizadores.
metadata.dc.creator: Flor, Amanda Gomes Olímpio
metadata.dc.contributor.advisor1: Faria, Evangelina Maria Brito de
metadata.dc.description.resumo: A reflexão sobre o trabalho docente vem adquirindo relevo nos últimos anos e tem se tornado um tema presente para pesquisadores, que estão preocupados com questões relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem. É recorrente a formulação de programas visando à formação continuada de professores, cujo principal objetivo, ao contribuir para o seu desenvolvimento profissional, é elevar o nível de desempenho dos estudantes. Muitos desses programas estão sendo realizados em regime de colaboração entre as diferentes instâncias do poder público, com a parceria de Instituições de Ensino Superior – IES, como é o caso do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que tem como eixo central a formação continuada de professores alfabetizadores. Com o intuito de fortalecer este processo de melhoria da alfabetização, este trabalho, de caráter qualitativo, procura conhecer concepções de leitura de professoras do ciclo da alfabetização, para entender como as docentes concebem o processo de leitura e o traduzem em sala de aula, portanto o trabalho tem como objetivo conhecer e discutir concepções de leitura de professores participantes da formação do PNAIC. Teoricamente, nos apoiamos em SOARES (2003), ROJO (2009), BAKTHIN (1995), VYGOTSKY (1998) e nos materiais desenvolvidos para a Formação do PNAIC. Metodologicamente, analisamos entrevistas realizadas com professoras alfabetizadoras de dois municípios paraibanos (Picuí e João Pessoa) e acompanhamos práticas de leitura, em sala de aula. Dentre as principais conclusões de nosso trabalho está a percepção de práticas de leituras coerentes as perspectivas adotadas pelo PNAIC.
Abstract: Reflection on teaching work has been gaining ground in recent years and has become a theme for researchers who are concerned with issues related to the teaching-learning process. The formulation of programs aimed at the continuous training of teachers is a recurring theme, whose main objective, in contributing to their professional development, is to raise the level of student performance. Many of these programs are being carried out in a collaborative manner between different public authorities, with the partnership of Higher Education Institutions (IES), such as the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC), which has as its central axis the continuing education of literacy teachers. In order to strengthen this process of improving literacy, this qualitative work seeks to understand the reading conceptions of teachers in the literacy cycle, to understand how teachers conceive the reading process and translate it into the classroom, therefore the work aims to meet and discuss reading conceptions of teachers participating in the formation of the PNAIC. Theoretically, we rely on SOARES (2003), ROJO (2009), BAKTHIN (1995), VYGOTSKY (1998) and the materials developed for the PNAIC Formation. Methodologically, we analyzed interviews with literacy teachers from two municipalities of Paraíba (Picuí and João Pessoa) and followed reading practices in the classroom. Among the main conclusions of our work is the perception of consistent reading practices the perspectives adopted by the PNAIC.
Keywords: Letramento
Alfabetização
Práticas de leituras
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12468
Issue Date: 24-Oct-2018
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AGOF24102018.pdf2.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.