Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12469
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMorais, Ângela Meyre Diniz de-
dc.date.accessioned2018-12-06T12:27:42Z-
dc.date.available2018-12-06T12:27:42Z-
dc.date.issued2018-10-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12469-
dc.description.abstractThis Course Conclusion Paper titled "Learning Assessment: a study on evaluative practice" aimed at understanding the evaluation process in the educational context based on the evaluative practice of teachers. The conceptions of evaluation in education were subsidized by the works of the theoreticians Luckesi (1996), Libâneo (1994), Hoffmann () and Zabala (1998) among others, entering into legal and methodological foundations to subsidize not only the body of work, to analyze the practical aspects of teachers' everyday work. The research sought to clarify the evaluation process in the teaching practice. For the development of the work was used the field research in a school in the capital. This research was carried out at the Escola Estadual de Ensino Fundamental II and Médio Professor Olívio Pinto, in João Pessoa, Paraíba. Participants were teachers, who answered a questionnaire that was used to collect the data. The results of this analysis indicated that teachers evaluate their students in a diversified way and that they are generally used of evaluation instruments, specifically, classificatory.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2018-12-06T12:27:42Z No. of bitstreams: 1 AMDM24102018.pdf: 1155194 bytes, checksum: ce9d97764a2d5a1a25031df4a23c0cd0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-12-06T12:27:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AMDM24102018.pdf: 1155194 bytes, checksum: ce9d97764a2d5a1a25031df4a23c0cd0 (MD5) Previous issue date: 2018-10-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectdocentept_BR
dc.subjectaprendizagempt_BR
dc.titleA avaliação da aprendizagem: um estudo sobre a prática avaliativa dos docentes.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Isolda Ayres Viana-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso com o título de “Avaliação da Aprendizagem: um estudo sobre a prática avaliativa” teve como objetivo compreender o processo de avaliação no contexto educacional a partir da prática avaliativa de professores. As concepções de avaliação na educação foram subsidiadas pelos trabalhos do teóricos Luckesi (1996), Libâneo (1994), Hoffmann ( ) e Zabala (1998) entre outros, adentrando nos fundamentos legais e metodológicos para subsidiar não só o corpo do trabalho, mas para analisar o aspecto prático do fazer cotidiano dos professores. A pesquisa procurou esclarecer o processo avaliativos na prática docente. Para o desenvolvimento do trabalho foi utilizado a pesquisa de campo em uma escola da capital. A referida pesquisa ocorreu na Escola estadual de Ensino Fundamental II e Médio Professor Olívio Pinto, em João Pessoa, na Paraíba. Participaram como sujeitos da pesquisa professores, os quais responderam um questionário que foi utilizado para coletar os dados. Os resultados desta análise indicaram que os professores avaliam seus alunos de forma diversificada e que se utilizam geralmente de instrumentos avaliativos, especificamente, classificatório.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMDM24102018.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.