Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12471
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Cerise de Lima Spinellis-
dc.date.accessioned2018-12-06T12:36:31Z-
dc.date.available2018-12-06T12:36:31Z-
dc.date.issued2018-10-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12471-
dc.description.abstractThis work aims to study the directions of Literature teaching at the Federal University of Paraiba in the licentiate course in Portuguese Language Campus I observing its relations with the demands of Education interventions and programs in the disciplines of supervised stage III, V VII, trace a theoretical methodological panel that the teachers of the area must consider during the process of formation of the students, "Future teachers in Literature and Language" who will act in the Fundamental and Medium. In addition, various approaches to literature / teaching relationships are captured throughout these interventions. In these disciplines, a series of reflections on these processes are set up, aiming to delineate the place that literature occupies contemporaneously in this formation. To perform the analysis, the research employed the qualitative and bibliographic approaches, the results pointed out a close and complex relationship between university / literature / Institutions. We will investigate whether this training of the teacher of literature mainly considers the construction of an environment that favors dialogue with the community in which the teachers in formation will be inserted, and will consider the menus of the current Pedagogical Program of the Course (PPC) in order to identify if the place that literature occupies in the course of Portuguese letters carries with it a distinction trait, turning more to questions related to teaching, configuring the formation of the teacher of Literature for Basic Education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2018-12-06T12:36:31Z No. of bitstreams: 1 CLSN23102018.pdf: 882456 bytes, checksum: 425c097d0c420e715e800ed97b1f0334 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-12-06T12:36:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CLSN23102018.pdf: 882456 bytes, checksum: 425c097d0c420e715e800ed97b1f0334 (MD5) Previous issue date: 2018-10-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectformação do professorpt_BR
dc.subjectEnsino de literaturapt_BR
dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
dc.titleEstágio supervisionado, literatura e formação de professores na educação superior.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Farias, Alyere Silva-
dc.description.resumoEste Trabalho tem como objeto o estudo dos direcionamentos do ensino de Literatura na Universidade Federal da Paraíba no curso de licenciatura em Letras Português Campus I observando suas relações com as demandas provenientes da Educação. Analisamos intervenções e programas nas disciplinas de estágio Supervisionado III, V E VII, que traçam um painel teórico metodológico que os docentes da área devem considerar durante o processo de formação dos discentes, “Futuros professores em Literatura e Língua” que atuarão nos ensinos Fundamentais e Médios. Além disso, apreendem-se ao longo dessas intervenções diversos olhares acerca das relações literatura/ensino.Nestas disciplinas principalmente, levanta-se uma série de reflexões sobre tais processos, buscando-se delinear o lugar que a literatura ocupa contemporaneamente nessa formação. Para realizar a análise, a pesquisa empregou a abordagem qualitativa e bibliográfica, Os resultados apontaram uma relação estreita e complexa entre universidade/literatura/Instituições. Averiguaremos para tanto se essa formação do professor de literatura considera principalmente a construção de um ambiente que favoreça diálogo com a comunidade na qual os professores em formação irão ser inseridos, e consideraremos as ementas do atual Programa Pedagógico do Curso (PPC) a fim de identificar se o lugar que a literatura ocupa no curso de letras Português carrega consigo um traço de distinção voltando-se mais para questões ligadas ao ensino configurando a formação do professor de Literatura para o Ensino Básico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLSN23102018.pdf861,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.