Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12471
Tipo: TCC
Título: Estágio supervisionado, literatura e formação de professores na educação superior.
Autor(es): Nascimento, Cerise de Lima Spinellis
Primeiro Orientador: Farias, Alyere Silva
Resumo: Este Trabalho tem como objeto o estudo dos direcionamentos do ensino de Literatura na Universidade Federal da Paraíba no curso de licenciatura em Letras Português Campus I observando suas relações com as demandas provenientes da Educação. Analisamos intervenções e programas nas disciplinas de estágio Supervisionado III, V E VII, que traçam um painel teórico metodológico que os docentes da área devem considerar durante o processo de formação dos discentes, “Futuros professores em Literatura e Língua” que atuarão nos ensinos Fundamentais e Médios. Além disso, apreendem-se ao longo dessas intervenções diversos olhares acerca das relações literatura/ensino.Nestas disciplinas principalmente, levanta-se uma série de reflexões sobre tais processos, buscando-se delinear o lugar que a literatura ocupa contemporaneamente nessa formação. Para realizar a análise, a pesquisa empregou a abordagem qualitativa e bibliográfica, Os resultados apontaram uma relação estreita e complexa entre universidade/literatura/Instituições. Averiguaremos para tanto se essa formação do professor de literatura considera principalmente a construção de um ambiente que favoreça diálogo com a comunidade na qual os professores em formação irão ser inseridos, e consideraremos as ementas do atual Programa Pedagógico do Curso (PPC) a fim de identificar se o lugar que a literatura ocupa no curso de letras Português carrega consigo um traço de distinção voltando-se mais para questões ligadas ao ensino configurando a formação do professor de Literatura para o Ensino Básico.
Abstract: This work aims to study the directions of Literature teaching at the Federal University of Paraiba in the licentiate course in Portuguese Language Campus I observing its relations with the demands of Education interventions and programs in the disciplines of supervised stage III, V VII, trace a theoretical methodological panel that the teachers of the area must consider during the process of formation of the students, "Future teachers in Literature and Language" who will act in the Fundamental and Medium. In addition, various approaches to literature / teaching relationships are captured throughout these interventions. In these disciplines, a series of reflections on these processes are set up, aiming to delineate the place that literature occupies contemporaneously in this formation. To perform the analysis, the research employed the qualitative and bibliographic approaches, the results pointed out a close and complex relationship between university / literature / Institutions. We will investigate whether this training of the teacher of literature mainly considers the construction of an environment that favors dialogue with the community in which the teachers in formation will be inserted, and will consider the menus of the current Pedagogical Program of the Course (PPC) in order to identify if the place that literature occupies in the course of Portuguese letters carries with it a distinction trait, turning more to questions related to teaching, configuring the formation of the teacher of Literature for Basic Education.
Palavras-chave: formação do professor
Ensino de literatura
Estágio Supervisionado
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12471
Data do documento: 23-Out-2018
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLSN23102018.pdf861,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.