Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12473
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Clara Suelen Carvalho-
dc.date.accessioned2018-12-06T12:42:13Z-
dc.date.available2018-12-06T12:42:13Z-
dc.date.issued2018-10-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12473-
dc.description.abstractThe objective of this study was to analyse the relation between the working memory and the school performance in High School through the Experimental Psycholinguistics. The mental processes underlying the formation and consolidation of cognition are fundamental to the progression of students in basic education. One of these processes, that is, the working memory, is important to deal with the multiplicity and flexibility of information, temporary maintenance and independence in tasks related to the processing of information that leads to knowledge. To investigate the role of working memory in school performance, we applied the working memory span test technique, correlating the scores obtained with the school grades of students in the three High School grades of a public school in the city of João Pessoa / PB. The technique was applied to 90 Brazilian-speaking students, seeking to correlate memory capacity with school performance. The results showed a positive correlation between these two points, pointing to an influence of working memory in the construction of expressive learning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2018-12-06T12:42:13Z No. of bitstreams: 1 CSCP26102018.pdf: 610626 bytes, checksum: 181ac66d16029f3d82c713471ee9a8b6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-12-06T12:42:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CSCP26102018.pdf: 610626 bytes, checksum: 181ac66d16029f3d82c713471ee9a8b6 (MD5) Previous issue date: 2018-10-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMemória de trabalhopt_BR
dc.subjectProcessamento da leiturapt_BR
dc.subjectCapacidade da memória de trabalhopt_BR
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.titleRelação entre Memória de Trabalho e Desempenho Escolar de alunos do ensino médio.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Neto, José Ferrari-
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi analisar a relação entre a memória de trabalho e o desempenho escolar de estudantes no Ensino Médio através da Psicolinguística Experimental. Os processos mentais subjacentes à formação e consolidação da cognição são fundamentais para a progressão dos alunos da educação básica. Um desses processos, qual seja, a memória de trabalho, é importante para lidar com a multiplicidade e flexibilidade das informações, manutenção temporária e independência em tarefas referentes ao processamento da informação que leva ao conhecimento. Para investigar o papel da memória de trabalho no desempenho escolar, aplicou-se o teste de span da memória de trabalho, correlacionando os escores obtidos com as notas escolares de alunos das três séries do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de João Pessoa/PB. Aplicou-se o teste em 90 alunos falantes do português brasileiro, buscando-se correlacionar a capacidade de memória de trabalho com o rendimento escolar. Os resultados mostraram uma correlação positiva entre esses dois pontos, apontando para uma influência da memória de trabalho na construção de uma aprendizagem expressiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CSCP26102018.pdf596,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.