Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12473| Tipo: | TCC |
| Título: | Relação entre Memória de Trabalho e Desempenho Escolar de alunos do ensino médio. |
| Autor(es): | Pereira, Clara Suelen Carvalho |
| Primeiro Orientador: | Neto, José Ferrari |
| Resumo: | O objetivo deste estudo foi analisar a relação entre a memória de trabalho e o desempenho escolar de estudantes no Ensino Médio através da Psicolinguística Experimental. Os processos mentais subjacentes à formação e consolidação da cognição são fundamentais para a progressão dos alunos da educação básica. Um desses processos, qual seja, a memória de trabalho, é importante para lidar com a multiplicidade e flexibilidade das informações, manutenção temporária e independência em tarefas referentes ao processamento da informação que leva ao conhecimento. Para investigar o papel da memória de trabalho no desempenho escolar, aplicou-se o teste de span da memória de trabalho, correlacionando os escores obtidos com as notas escolares de alunos das três séries do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de João Pessoa/PB. Aplicou-se o teste em 90 alunos falantes do português brasileiro, buscando-se correlacionar a capacidade de memória de trabalho com o rendimento escolar. Os resultados mostraram uma correlação positiva entre esses dois pontos, apontando para uma influência da memória de trabalho na construção de uma aprendizagem expressiva. |
| Abstract: | The objective of this study was to analyse the relation between the working memory and the school performance in High School through the Experimental Psycholinguistics. The mental processes underlying the formation and consolidation of cognition are fundamental to the progression of students in basic education. One of these processes, that is, the working memory, is important to deal with the multiplicity and flexibility of information, temporary maintenance and independence in tasks related to the processing of information that leads to knowledge. To investigate the role of working memory in school performance, we applied the working memory span test technique, correlating the scores obtained with the school grades of students in the three High School grades of a public school in the city of João Pessoa / PB. The technique was applied to 90 Brazilian-speaking students, seeking to correlate memory capacity with school performance. The results showed a positive correlation between these two points, pointing to an influence of working memory in the construction of expressive learning. |
| Palavras-chave: | Memória de trabalho Processamento da leitura Capacidade da memória de trabalho Desempenho escolar |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12473 |
| Data do documento: | 26-Out-2018 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CSCP26102018.pdf | 596,31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
