Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12474Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Nunes, Desirée Cavalcante | - |
| dc.date.accessioned | 2018-12-06T12:52:42Z | - |
| dc.date.available | 2018-12-06T12:52:42Z | - |
| dc.date.issued | 2018-10-23 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12474 | - |
| dc.description.abstract | Não apresentou. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2018-12-06T12:52:41Z No. of bitstreams: 1 DCN23102018.pdf: 671027 bytes, checksum: 44d6c2a1bc33762a6db5cfa2f707e708 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-12-06T12:52:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DCN23102018.pdf: 671027 bytes, checksum: 44d6c2a1bc33762a6db5cfa2f707e708 (MD5) Previous issue date: 2018-10-23 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | formação de leitor | pt_BR |
| dc.subject | contação de histórias | pt_BR |
| dc.title | PNAIC na educação infantil: A formação do leitor e a contação de histórias na Educação Infantil. | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Faria, Evangelina Maria Brito de | - |
| dc.description.resumo | Sabemos que a Educação Infantil, como primeira etapa da Educação Básica, constitui-se como fundamento do processo educacional. A entrada na Creche ou na Pré-escola apresenta-se como a primeira separação do núcleo familiar a que a criança estava restrita. É o início de muitas fases: aquisição de linguagem, maior contato com a escrita, convivência entre pares, uma imersão sistemática em diversos campos de saberes. Por outro lado, conhecemos a realidade de muitas instituições infantis públicas que não possuem pessoas com o conhecimento adequado para exercer as funções necessárias para o desenvolvimento pleno das crianças. O Governo Federal, tendo em mente essas questões, no Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) de 2017, incluiu a formação para profissionais da Educação Infantil. A UFPB ficou responsável pela formação em 223 municípios. Diante disso, este trabalho tem como objetivo apresentar elementos norteadores da Formação desenvolvida pela UFPB para profissionais da Educação, com o foco na contação de histórias. Teoricamente, nos apoiaremos no Material didático indicado pelo MEC: Leitura e escrita na Educação Infantil (uma coletânea de 10 cadernos). Metodologicamente, será um trabalho bibliográfico, com discussão do material teórico e apresentação de uma formação ministrada pela equipe da UFPB. Esperamos poder contribuir para uma nova visão de Educação infantil e mostrar a importância da formação do leitor desde a mais tenra idade. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DCN23102018.pdf | 655,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
