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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12474
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNunes, Desirée Cavalcante-
dc.date.accessioned2018-12-06T12:52:42Z-
dc.date.available2018-12-06T12:52:42Z-
dc.date.issued2018-10-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12474-
dc.description.abstractNão apresentou.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2018-12-06T12:52:41Z No. of bitstreams: 1 DCN23102018.pdf: 671027 bytes, checksum: 44d6c2a1bc33762a6db5cfa2f707e708 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-12-06T12:52:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DCN23102018.pdf: 671027 bytes, checksum: 44d6c2a1bc33762a6db5cfa2f707e708 (MD5) Previous issue date: 2018-10-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjecteducação infantilpt_BR
dc.subjectformação de leitorpt_BR
dc.subjectcontação de históriaspt_BR
dc.titlePNAIC na educação infantil: A formação do leitor e a contação de histórias na Educação Infantil.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Faria, Evangelina Maria Brito de-
dc.description.resumoSabemos que a Educação Infantil, como primeira etapa da Educação Básica, constitui-se como fundamento do processo educacional. A entrada na Creche ou na Pré-escola apresenta-se como a primeira separação do núcleo familiar a que a criança estava restrita. É o início de muitas fases: aquisição de linguagem, maior contato com a escrita, convivência entre pares, uma imersão sistemática em diversos campos de saberes. Por outro lado, conhecemos a realidade de muitas instituições infantis públicas que não possuem pessoas com o conhecimento adequado para exercer as funções necessárias para o desenvolvimento pleno das crianças. O Governo Federal, tendo em mente essas questões, no Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) de 2017, incluiu a formação para profissionais da Educação Infantil. A UFPB ficou responsável pela formação em 223 municípios. Diante disso, este trabalho tem como objetivo apresentar elementos norteadores da Formação desenvolvida pela UFPB para profissionais da Educação, com o foco na contação de histórias. Teoricamente, nos apoiaremos no Material didático indicado pelo MEC: Leitura e escrita na Educação Infantil (uma coletânea de 10 cadernos). Metodologicamente, será um trabalho bibliográfico, com discussão do material teórico e apresentação de uma formação ministrada pela equipe da UFPB. Esperamos poder contribuir para uma nova visão de Educação infantil e mostrar a importância da formação do leitor desde a mais tenra idade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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