Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12476
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Deylane Gleyce Laurentino da-
dc.date.accessioned2018-12-06T13:01:37Z-
dc.date.available2018-12-06T13:01:37Z-
dc.date.issued2018-10-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12476-
dc.description.abstractNão apresentou.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2018-12-06T13:01:37Z No. of bitstreams: 1 DGLS24102018.pdf: 804724 bytes, checksum: 4d1d24ccabb71b7a3759fcb36d03a394 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-12-06T13:01:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DGLS24102018.pdf: 804724 bytes, checksum: 4d1d24ccabb71b7a3759fcb36d03a394 (MD5) Previous issue date: 2018-10-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLiteratura de cordel e ensinopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectAnos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.titleA importância da literatura de cordel nas aulas de língua portuguesa no ensino fundamental - anos finais.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Maria de Fátima Benício de-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso visa mostrar a importância de se trabalhar com a literatura de cordel em sala de aula nos anos finais do ensino fundamental na disciplina de Língua Portuguesa. Para discutir esse assunto, analisamos o resultado de um questionário aplicado em sala de aula, a 10 (dez) alunos, de cada um dos anos escolares correspondentes (6º, 7º, 8º e 9º) acerca da literatura de cordel. Concluímos que é muito significativo que a escola amplie os conhecimentos dos alunos, abra novas possibilidades de acesso aos diferentes tipos de literatura e por que não com a contribuição do cordel? A literatura de cordel é um exemplo de cultura popular que já enfrentou muitas dificuldades, mas resistiu e vem resistindo. O trabalho com esse tipo de literatura se justifica, sobretudo, por ela ter forte raiz nordestina e ter sido fundada (no estilo atual) por paraibanos. Para alcançarmos nosso propósito, utilizamos os seguintes aportes teóricos: Cosson (2006); Cardoso (2011); Haurélio (2010;2013); Lajolo (2018); Rocha e Oliveira (2014); Soares (2013); Tavares (2005); os documentos oficiais, LDB, PCN’s, DCN’s e BNCC.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DGLS24102018.pdf785,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.