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metadata.dc.type: TCC
Title: A letra é a voz: o cordel como performance no livro didático.
metadata.dc.creator: Santos, Dárfany Talyta Brito
metadata.dc.contributor.advisor1: Farias, Alyere
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar as possibilidades apresentadas em livros didáticos para trabalhar com o gênero Cordel em performance dentro da sala de aula, observando a maneira pela qual esses materiais transmitem, tanto interna quanto externamente ao guia didático, o tipo de abordagem, uma vez que o desempenho é essencial no gênero Cordel. A declamação e gesta do poema de Cordel impõe ao texto uma expressão emocional coletiva (entre quem declama e os ouvintes), relação que Zumthor nomeia de performance, compondo os elementos imprescindíveis deste Gênero Literário e valorando suas particularidades. Essa pesquisa foca na essencialidade desses aspectos aglutinados e harmonizados entre si, também em sala de aula. A coleta do estudo usou como corpus os livros didáticos Teláris (2015) e Tecendo Linguagem (2015), ambos direcionados ao Ensino Fundamental do 6º ano e aprovados pelo PNLD. Partindo desses pressupostos a análise considera o que é proposto pelos documentos oficiais (PNLD, PCN e BNCC), que servem de embasamento teórico para diretrizes impostas no ensino brasileiro. O trabalho de análise consiste principalmente nos eixos de oralidades trazidos nesses livros didáticos, envolvendo-se, também, no eixo da leitura, uma vez que o Cordel é um texto narrativo escrito em versos, cuja função essencial é transformar a letra em voz. A necessidade de adentrar ao campo metodológico dos livros didáticos no trabalho com o Cordel e sua performance, ocorre pela indispensabilidade que a transmissão da leitura desse Gênero anseia por um conjunto de cenário, voz, gestos e compartilhamento. Além de imprescindível, a leitura em voz alta deste Gênero estimula uma força maior na espacialização do Cordel, bem como é pretendido na própria essência deste, e proporciona aos versos impressos a capacidade de mover-se em comunicação poética deslocando-se a partir da sua leitura em voz alta. Desta forma, analisamos os capítulos que trazem o Gênero Cordel considerando não só os documentos oficiais da educação como também os procedimentos metodológicos posto no manual docente de cada um desses guias. No livro didático da coleção Teláris a indução à performance de cordel é satisfatória, sua metodologia direciona tanto o docente quanto o discente a reflexão sobre a necessidade da declamação deste Gênero. Enquanto a coleção Tecendo Linguagens (2015) não trabalha o Cordel seja apresentando a essencialidade de sua performance, e/ou estimulando a leitura declamada deste Gênero.
Abstract: The present research aims to analyze the possibilities presented in textbooks to work with the Cordel genre in performance within the classroom, observing the way in which these materials convey, both internally and externally to the didactic guide. type of approach since the performance is constituted as essentiality in the Cordel genre. The declamation and deed of Cordel's poem imposes on the text a collective emotional expression (between those who recite and listeners), a relation that Zumthor names as performance, composing the indispensable elements of this Literary genre and valuing its particularities. This research focuses on the essentiality of these agglutinated and harmonized aspects each other, also in the classroom. The collection of the study used as corpus the textbooks Teláris (2015) and Tecendo Linguagem (2015), both directed to Elementary School of the 6th year and approved by PNLD. Based on these assumptions, the analysis considers what is proposed by the official documents (PNLD, PCN and BNCC), which serve as a theoretical basis for guidelines imposed in Brazilian teaching. The work of analysis consists principally of the axes of orality brought in these textbooks, being also involved in the axes of reading, since the Cordel is a narrative text written in verses, whose essential function is to turn the letter into a voice. The necessity of to enter into the methodological field of the textbooks in the work with the Cordel and its performance, is due to the indispensability that the transmission of the reading of this genre longs for a set of scenery, voice, gestures and sharing. Besides being indispensable, reading aloud of this Genre stimulates a greater force in the spatialization of the Cordel, as it is intended in the very essence of this, and gives to the printed verses the capacity to move in poetic communication shifting from its reading aloud. In this way, we analyze the chapters that bring the Cordel Gender considering not only the official documents of education but also the methodological procedures put in the teaching manual of each one of these guides. In the textbook of the Teláris collection, the induction to cordel performance is satisfactory, its methodology directs both the teacher and the student to reflection on the necessity for declamation of this genre. While the Tecendo Linguagens collection (2015) does not work the Cordel is presenting the essentiality of its performance, and / or stimulating the recited reading of this Genre.
Keywords: Livro Didático
Cordel
Performance
Oralidade
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Clássicas e Vernáculas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12480
Issue Date: 23-Oct-2018
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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