Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12544
Tipo: | TCC |
Título: | Cana-de-açúcar no estado da Paraíba: contextualização, interdisciplinaridade e experimentação no ensino de química |
Autor(es): | Martins, Wallison de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Weber, Karen Cacilda |
referee1 : | LIMA JÚNIOR, Claudio Gabriel |
referee2: | SILVA, Fausthon Fred da |
Resumo: | O ensino de Química não pode se resumir apenas a transmissão de conhecimento que não engloba o cotidiano dos educandos, sendo fundamental utilizar meios que possibilitem melhor aprendizado dos discentes para atuarem em sociedade. Vivemos em um mundo complexo que para melhor compreendê-lo muitas vezes fazse necessário o uso de mais de uma área de conhecimento, recorrendo a metodologias que possam provocar reflexões sobre os conteúdos em questão contribuindo para o processo de ensino aprendizagem. Em virtude do pressuposto, o presente trabalho foi estruturado nos Momentos Pedagógicos que é uma sequência didática que objetiva à melhoria do ensino, divididos da seguinte forma: Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. Para trabalhar a temática objetivando melhor compreensão dos conteúdos foi utilizada a interdisciplinaridade, contextualização e experimentação. Com o uso da primeira, foram ministrados conteúdos de duas áreas de conhecimento para melhor explicação dos conceitos em pauta, a contextualização foi utilizada diretamente ao mencionar a cana-de-açúcar, seus derivados e sua importante contribuição na economia da sociedade, e a experimentação utilizou-se para a destilação do caldo da cana-de-açúcar fermentado através de um destilador construído com materiais alternativos. Este trabalho foi desenvolvido em uma escola da rede pública na cidade de Cuitegi-PB com a finalidade de facilitar o entendimento de conceitos abstratos por meios de métodos diferentes do habitual. Houve a aplicação de um questionário prévio aplicado na Problematização Inicial e outro na Aplicação do Conhecimento. Com as análises dos questionários, percebe-se que as dificuldades dos educandos em compreender alguns fenômenos do cotidiano podem ser superadas. A inserção de aulas que buscam envolver o cotidiano dos educandos estimula o processo de ensino-aprendizagem. |
Abstract: | The teaching of chemistry can’t be summarized only the transmission of knowledge that does not encompass the daily life of learners, being fundamental to use means that enable better learning of students to act in society. We live in a complex world that in order to better understands it, it is often necessary to use more than one area of knowledge, using methodologies that can provoke reflections on the content in question, contributing to the process of teaching learning. Due to the assumption, the present work was structured in the pedagogical moments that are a didactic sequence that aims at the improvement of teaching, they are divided as follows: initial problematization, organization of knowledge and application of knowledge. To work on the theme aiming at a better understanding of the contents, interdisciplinarity, contextualization and experimentation were used. With the use of this, contents of two areas of knowledge were given to better explain the concepts in question, contextualization was used directly when mentioning sugarcane, its derivatives and its important contribution in the society's economy, in the course of the distillation of the fermented sugarcane juice through an alternative distiller. This work was developed in a public school in the city of Cuitegi-PB in order to facilitate the understanding of abstract concepts by means of methods other than the usual one. There was the application of a previous questionnaire applied in the initial problematization and another in the application of the knowledge. With the analysis of the questionnaires, it is noticed that the difficulties of students in understanding some phenomena of daily life can be overcome through the use of more than one area of knowledge. The insertions of classes that seek to involve the daily life of learners stimulate the process of teaching-learning. |
Palavras-chave: | Cana-de-açúcar - Contextualização Cana-de-açúcar Ensino de química - momentos pedagógicos |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Química |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12544 |
Data do documento: | 12-Jun-2018 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
WOM10122018.pdf | 1,71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.