Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12583
Tipo: TCC
Título: GUARDA RESPONSÁVEL, BEM- ESTAR ANIMAL E ZOONOSES: SAÚDE NA ESCOLA E NA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE ALAGOINHA- PB
Autor(es): Cirilo, Elidiane dos Santos
Primeiro Orientador: Clementino, Inácio José
Resumo: Ao longo do tempo a relação entre homens e animais vem se estreitando, cada vez mais os animais compõem o ambiente doméstico, sendo considerados também como membros da família. O presente estudo teve por finalidade avaliar a percepção de estudantes, seus responsáveis e professores do ensino fundamental sobre guarda responsável, bem estar animal e zoonoses, além de colaborar com a orientação e a formação continuada dos professores. A coleta de dados consistiu na aplicação de questionários, com perguntas referentes a caracterização dos animais mantidos sob tutela, além de conceitos sobre zoonoses, guarda responsável e bem estar animal. Para as crianças, realizaram-se atividades lúdicas abordando os temas supracitados, na forma de teatros, teatro de fantoche, brincadeiras e palestras. Os responsáveis pelos estudantes de escola pública e particular, assim como os professores dessas redes de ensino participaram de palestras abordando a mesma temática. Após a atividade desenvolvida, um modelo de cartilha foi entregue aos professores afim de que estes pudessem trabalhar da maneira mais adequada o tema proposto em sala de aula. A análise dos resultados, levou à conclusão de que há carência de informação sobre o bem-estar animal, a guarda responsável e as zoonoses, indicando a necessidade de ações educativas que envolvam estudantes, responsáveis e professores de escolas públicas e privadas.
Abstract: Over time the relationship between men and animals has been increasing, animals make up the domestic environment more and more, being considered as family members too. The present study aimed to evaluate the perception of students, their parents and elementary school teachers about responsible ownership, animal welfare and zoonosis, as well as to collaborate with the orientation and continuing education of teachers. The data collection consisted of questionnaires application, with questions regarding the characterization of the animals under their guardianship, in addition to concepts about zoonosis, responsible guardianship and animal welfare. For the children, it was held recreational activities addressing the themes mentioned above, using theaters, puppet theater, child plays and lectures. The parents of public and private school students as well as the teachers of the mentioned educational networks attended the lectures addressing the same theme. After the activity, a booklet model was given to the teachers in order to make them work in the most appropriate way the theme proposed in the classroom. The results led to the conclusion that there is a lack of information about the animal welfare, responsible guardianship and zoonosis, indicating the necessity for educational actions involving students, parents and public and private school teachers.
Palavras-chave: Animais
Estudantes
Professores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::MEDICINA VETERINARIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Veterinárias
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12583
Data do documento: 30-Nov-2018
Aparece nas coleções:TCC - Medicina Veterinária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESC12122018.pdf3,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.