Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12609| Tipo: | TCC |
| Título: | DOS CONCEITOS FILOSÓFICOS ÀS NOVAS PERSPECTIVAS DA TEORIA SINTÉTICA DA EVOLUÇÃO: DESAFIOS DO ENSINO DA BIOLOGIA EVOLUTIVA NO ENSINO MÉDIO |
| Autor(es): | Rodrigues, Raiany Meirelli dos Anjos |
| Primeiro Orientador: | Oliveira, David Holanda de |
| Resumo: | A Evolução Biológica é tratada como eixo central da biologia, pois o seu entendimento pode auxiliar na compreensão de acontecimentos estudados por outras áreas das Ciências biológicas. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou analisar as concepções de professores de Biologia do ensino médio sobre Evolução Biológica, localizados nos municípios de Areia e Alagoa Grande-PB. Para isso, foi aplicado um questionário semiestruturado e, posteriormente, utilizou a metodologia proposta por Bardin, da qual permitiu categorizar as respostas obtidas. Diante dos resultados percebe-se que, grande parte dos professores abordam o conteúdo no último ano do ensino médio, utilizando vários tipos de recursos didáticos para explanar o tema e não apenas o livro didático. Apesar do papel central ocupado pela biologia evolutiva, os professores integram mais com a área de genética. Além disso, foi observado que uma pequena parte dos professores compreende de forma correta o conceito e os mecanismos fundamentais da evolução e quando foram indagados sobre as dificuldades de trabalhar o tema, a maioria dos professores citaram: aluno, recursos didáticos e conflito religioso. Diante o trabalho, se faz necessário uma revisão dos currículos das universidades de licenciatura em Biologia, com maior enfoque nas disciplinas de evolução biológica, no intuito de reforçar a formação inicial dos professores, assim como uma formação continuada para os que já estão atuando, que supram, de forma adequada, as lacunas existentes no ensino de evolução. |
| Abstract: | The Evolution theory is regarded as the core of biology, since the understanding of this science can help in the comprehension of facts in the most different areas in biology. In this sense, this research has by objective to understand the knowledge of high school teachers, in the towns of Alagoa Grande-PB and Areia, about this so important theory. To do this, it has been applied a quiz, in which the Bandin’s methodology was used to categorize the answers. From the results we could see that the majority of the teachers in the last year of high school use the most varied methodologies to teach this subject, not just the textbook. However, although evolutionary biology be a central subject in biology, teachers integrate more with the area of genetics. Furthermore, it has been observed that few teachers truly understand the fundamental concepts behind evolution. When questioned about the difficulties of teach the subject they cite: Students, didactic materials and religious conflicts. As a conclusion we can mention the need of a better formation of the future teachers in the subject in addition to a continued formation of those already in classroom, in such way that they can fill the existing gaps in their formation. |
| Palavras-chave: | Evolução Biológica Concepções de professores |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciências Biológicas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12609 |
| Data do documento: | 29-Nov-2018 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RMAR13122018.pdf | 1,7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
