Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12610
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Gysleynne Gomes da Silva-
dc.date.accessioned2018-12-13T12:24:06Z-
dc.date.available2018-12-07-
dc.date.available2018-12-13T12:24:06Z-
dc.date.issued2018-11-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12610-
dc.description.abstractThe teaching of Microbiology in Basic Education is neglected and there are some aspects are associated. Among them we can mention the purely theoretical form of a Microbiology is approached and a lack of structure and material for carrying out practical activities. Such activities can provide a better approximation of the content of Microbiology to the students' daily lives. Thus, the main objective of the present study was to evaluate the effectiveness of practical activities in the teaching-learning process in Microbiology in Elementary School. The research was carried out in three public schools in the city of Areia-PB. The target audience for research were 7th grade students. The study was divided into two stages: obtaining data with the application of questionnaires and performing theoretical-practical activities. This last stage covered a purely theoretical encounter and five practical ones using affordable and inexpensive material. With the collection of data through the questionnaires in two moments of the research, before and after the practical activities, it was possible to perceive the change of some important concepts. After practical activities, the students were able to unanimously master the term microorganisms, in addition to recognizing in a more concrete way the presence of the microorganisms around them. Conceptions surrounding the benefits that microorganisms provide have produced positive changes, with considerable recognition of the benefits to humans and the environment beyond their great biotechnological potential. The results obtained in the present study indicated that practical activities assist considerably in the teaching-learning process in Microbiology during the Elementary School.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Roberval Silva (ber-val@hotmail.com) on 2018-12-13T12:24:06Z No. of bitstreams: 1 GGSC13122018.pdf: 1429903 bytes, checksum: 45de692b5f974327c6c7964fa4ebcd46 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-12-13T12:24:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GGSC13122018.pdf: 1429903 bytes, checksum: 45de692b5f974327c6c7964fa4ebcd46 (MD5) Previous issue date: 2018-11-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMicrorganismospt_BR
dc.subjectBenefíciospt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.titleMICROBIOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: IMPORTÂNCIA DE ATIVIDADES PRÁTICAS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEMpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Loise Araujo-
dc.description.resumoO ensino da Microbiologia no Ensino Básico é negligenciado e alguns aspectos estão associados. Entre eles pode-se citar a forma meramente teórica que a Microbiologia é abordada e a falta de estrutura e material para a realização de atividades práticas. Tais atividades podem proporcionar uma melhor aproximação do conteúdo ao cotidiano dos alunos. Assim, o objetivo principal do presente trabalho foi avaliar a eficácia de atividades práticas no processo de ensino-aprendizagem em Microbiologia no Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada em três escolas da rede pública do município de Areia-PB. O público-alvo da pesquisa foram alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. O estudo foi dividido em duas etapas: obtenção de dados com a aplicação de questionários e realização de atividades teórico-práticas. Esta última etapa abrangeu um encontro puramente teórico e cinco práticos utilizando material acessível e de baixo custo. Com a coleta de dados através dos questionários em dois momentos da pesquisa, antes e após as atividades práticas, foi possível perceber a mudança de alguns conceitos importantes. Após atividades práticas, os alunos conseguiram dominar, de forma unânime, o termo microrganismos, além de passarem a reconhecer de forma mais concreta a presença dos microrganismos ao seu redor. Concepções em torno dos benefícios que os microrganismo proporcionam obtiveram mudanças positivas, com considerável reconhecimento dos benefícios ao homem e meio ambiente além do seu grande potencial biotecnológico. Os resultados obtidos no presente trabalho indicaram que atividades práticas auxiliam consideravelmente no processo de ensino-aprendizagem em Microbiologia durante o Ensino Fundamental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GGSC13122018.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.