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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Gestão por processos no setor de transporte da UFPB: adequação às metas institucionais
metadata.dc.creator: Araújo, Germano Alves
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Marisete Fernandes de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Correia, Maria Ivete Martins
metadata.dc.description.resumo: A administração pública tem procurado otimizar a qualidade na prestação de serviços à sociedade. Nesse aspecto, as Instituições Federais de Ensino Superior exercem um papel relevante, ao abrir caminhos para o conhecimento, abarcando elevadas demandas educacionais em todo o território nacional. Nesse sentido, a presente pesquisa tem por objetivo investigar o modelo de gestão adotado pela Universidade Federal da Paraíba no Setor de Transporte e a sua adequação à realização das metas da instituição, focadas na qualidade do serviço prestado à comunidade. Para tanto, buscamos no conhecimento científico, ancorado nas concepções de De Sordi (2014) – quanto ao conceito e aos elementos que envolvem a gestão por processos – e de Sobrinho (2008), quanto ao enfoque na eficiência da instituição pública, entre outros que contribuíram para a compreensão do objeto de estudo. A pesquisa, caracterizada como básica, descritiva e exploratória, constitui estudo de caso qualitativo amparado na análise de conteúdo à luz da teoria de Bardin e tem como universo o Setor de Transporte da Universidade Federal da Paraíba, Campus I, João Pessoa. A amostra é constituída de um gestor e seis motoristas,sendo dois do quadro efetivo e quatro terceirizados, totalizando 07(sete) sujeitos escolhidos aleatória e percentualmente dentre os que se encontram em exercício. Nessa perspectiva, foi aplicada a entrevista sem estruturada, com vistas à caracterização dos sujeitos e à coleta dos dados que compõem o capítulo empírico da pesquisa. Os resultados apresentados apontam para uma estrutura ancorada na hierarquização e na departamentalização vertical com indefinições relativamente às atribuições dos servidores do Setor de Transporte, que agrega uma Garagem Central responsável pela guarda, manutenção e documentação dos veículos, situando a Prefeitura Universitária no ápice da pirâmide. A autonomia para deliberar sobre o cronograma de viagens atende ao critério de necessidades dos Centros nos quais os carros estão lotados, enquanto que a escalação dos motoristas é feita pela Divisão de Transportes. O Setor de Transporte apresenta-se, portanto, como unidade que aglutina as tarefas básicas da logística do transporte oficial para atendimento a um público acadêmico eclético e exigente em relação a eficiência e eficácia dos serviços. As conclusões do estudo apontam a necessidade de reestruturação do modelo de gestão ora em vigor, assumindo um caráter flexível, dinâmico e processual, com a redefinição clara das atribuições dos seus componentes, tomando como referência o projeto de gestão preconizado no Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal da Paraíba. Para tanto, necessita-se de uma política que parta de instâncias superiores para o Setor de Transporte,cabendo ser apresentada e nas esferas decisórias.
Abstract: The Public administration has sought to optimize the quality of service delivery to society. In this aspect, the Federal Institutions of Higher Education play a relevant role, by opening up paths to knowledge, embracing high educational demands throughout the national territory. This research aims to investigate themanagement model adopted by theUniversidade Federal da Paraíba in the Transport Sector and its adequacy to the achievement of the institution's goals, focused on the quality of service provided to the community. We seek in the scientific knowledge, anchored in the conceptions of De Sordi (2014) regarding the concept and the elements that involve the management by processes - and Sobrinho (2008), regarding the focus on the efficiency of the public institution, among others that contributed to the understanding of the object of study. The research, characterized as basic, descriptive and exploratory, constitutes a qualitative case study supported by the content analysis in light of Bardin 's theory and has as its universe the Transport Sector of the Universidade Federal da Paraíba, Campus I, João Pessoa. The sample consists of a manager and six drivers, two of the effectivestaffand fouroutsourced,totalingseven subjectschosen randomlyand percentageof those who are in the exercise. The semistructured interview was applied, with a view to the characterization of the subjects and the data collection, which make up the empirical chapter of the research. The results presented point to a structure anchored in hierarchization and vertical departmentalization with indefinite attributions of the servers of the Transport Sector, which adds a Central Garage responsible for the guarding, maintenance and documentation of vehicles, placing the University City Hall at the apex of the pyramid. The autonomy to deliberate on the travel schedule meets the criteria of the needs of the Centers in which the cars are full, while the drivers are assigned by the Transport Division. The Transportation Sector is therefore a unit that brings together the basic tasks of official transportation logistics to meet an eclectic and demanding academic public regarding the efficiency and effectiveness of services. The conclusions of the study point out the need to restructure the management model in force for a flexible, dynamic and procedural management model, with a clear redefinition of the attributions of its components, taking as reference the management project of the Institutional Development Plan of the Universidade Federal da Paraíba. For this, a policy is needed that starts from higher instances to the Transport Sector, being necessary to bepresented and discussed in the decision-making spheres.
Keywords: Gestão por processos
Serviço de transporte
Universidade Federal da Paraíba
Process management
Transport service
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12663
Issue Date: 15-Dec-2017
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

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