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metadata.dc.type: TCC
Title: Avaliação do conhecimento e estratégias metodológicas no âmbito das geo-helmintíases : estudo com base escolar
metadata.dc.creator: Fernandes, Vanessa de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Caliandra Maria Bezerra Luna
metadata.dc.description.resumo: As geo-helmintíases estão entre as infecções mais comuns em todo mundo e afetam principalmente pessoas carentes que vivem em países subdesenvolvidos. As crianças em idade escolar têm importante papel epidemiológico na disseminação das geo-helmintíases e, sendo assim, a educação em saúde no ensino de ciências é fundamental para a divulgação de informações e sensibilização para a prevenção. Esse trabalho teve como objetivo investigar o conhecimento de alunos dos 6º e 7º anos de uma escola de ensino fundamental sobre as geo-helmintíases e avaliar o uso de estratégias metodológicas diferenciadas para um melhor ensino-aprendizagem na educação em saúde. A pesquisa teve cunho quali-quantitativo, com fundamentos de pesquisa bibliográfica, pesquisa etnográfica, observação participante e pesquisa ação. O trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Lions Tambaú, em João Pessoa – PB, com 81 alunos de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II, com faixas etárias entre 10 e 14 anos. Os alunos foram esclarecidos sobre a realização do projeto e o Termo de Assentimento foi aplicado aos participantes da pesquisa. Foram realizadas 3 intervenções educativas sobre as doenças Ascaridíase, Tricuríase e Ancilostomíase e os dados foram coletados a partir de questionários estruturados. Para a análise dos dados, utilizou-se o programa estatístico GraphPad Prism versão 7.05 realizando o teste Wilcoxon para amostras pareadas e o programa EPI INFO versão 7 para o cálculo da frequência e do intervalo de confiança 95% (IC95%). Observou-se que os dados obtidos foram estatisticamente significativos (p<0,0001). Os resultados dos pré-teste revelaram que os alunos conheciam pouco sobre essas parasitoses. A média geral dos pré-testes foram: Ascaridíase: 2,61 ± 2,16 (média ± DP); Tricuríase: 1,60 ± 1,67 (média ± DP); Ancilostomíase: 1,55 ± 1,68 (média ± DP). Com a aplicação do pós-teste trinta dias após a realização da última etapa de cada ação educativa, foi observado que a partir das intervenções realizadas houve um aumento significativo das notas: Ascaridíase 8,66 ± 1,62 (média ± DP); Tricuríase: 8,61 ± 1,49 (média ± DP); Ancilostomíase: 9,02 ± 1,38 (média ± DP). Os alunos também avaliaram as atividades desenvolvidas e a maioria atribuiu nota máxima ao quanto gostaram de participar e realizar as atividades. Foi possível perceber que os alunos tinham interesse e participavam nas ações educativas. Conclui-se que o uso de recursos metodológicos lúdicos diferenciados no processo de educação em saúde quanto ao ensino das geohelmintíases pode estimular os alunos a uma aprendizagem significativa, o qual tem extrema importância para a compreensão e o desenvolvimento de atitudes que visem a prevenção de doenças.
Abstract: The geo-helminthiases are among the most common infections worldwide and affect mainly poor people living in underdeveloped countries. School-age children have an important epidemiological role in the dissemination of geo-helminthiases and, thus, health education in science education is fundamental for the dissemination of information and awareness-raising for prevention. This work aimed to investigate the knowledge of 6th and 7th grade elementary school students about geohelminthiases and to evaluate the use of differentiated methodological strategies for better teaching-learning in health education. The research had qualitative-quantitative characteristics, with foundations of bibliographic research, ethnographic research, participant observation and action-research. The work was developed at the Escola Municipal de Ensino Fundamental Lions Tambaú, in João Pessoa – PB, with 81 students of 6th and 7th grades of elementary school, with ages ranging from 10 to 14 years old. The students were clarified about the realization of the project and the Term of Assent was applied to the participants of the research. Three educational interventions were carried out on the diseases Ascaridiasis, Tricuríase and Ancylostomiasis and the data were collected from structured questionnaires. For the analysis of the data, the statistical program GraphPad Prism version 7.05 was used, performing the Wilcoxon test for paired samples and the EPI INFO version 7 program for the calculation of the frequency and the 95% confidence interval (95% CI). It was observed that the data obtained were statistically significant (p <0.0001). The pre-test results revealed that the students knew little about these parasites. The overall mean of the pre-tests was: Ascariasis: 2.61 ± 2.16 (mean ± SD); Trichuriasis: 1.60 ± 1.67 (mean ± SD); Ancylostomiasis: 1,55 ± 1,68 (mean ± SD). With the application of the post-test 30 days after the last stage of each educational action, it was observed that from the interventions performed there was a significant increase in the grades: Ascariasis 8.66 ± 1.62 (mean ± SD); Trichuriasis: 8.61 ± 1.49 (mean ± SD); Ancylostomiasis: 9.02 ± 1.38 (mean ± SD). The students also assessed the activities developed and the majority gave maximum marks to how much they liked to participate and carry out the activities. It was possible to perceive that the students had interest and participated in the educational actions. It is concluded that the use of differentiated methodological resources in the health education process regarding the teaching of geo-helminthiases can stimulate students to meaningful learning, which is extremely important for the understanding and development of attitudes aimed at prevention of diseases.
Keywords: Ensino fundamental
Geo-helmintíases
Ensino lúdico
Educação em saúde
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Biologia Celular e Molecular
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12718
Issue Date: 6-Nov-2018
Appears in Collections:TCC - Biologia

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