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metadata.dc.type: TCC
Title: Componente curricular cariologia clínica: o olhar discente
metadata.dc.creator: Abreu, Alanna Barros de,
metadata.dc.contributor.advisor1: Nunes, Jocianelle Maria Felix Fernandes
metadata.dc.description.resumo: Introdução: O novo perfil profissional que emerge frente às diretrizes curriculares nacionais, incentiva a criação de competências para atuar na promoção, prevenção e reabilitação de forma contextualizada. Objetivos: Esse trabalho tem como objetivo verificar as fichas de avaliação dos estudantes do componente curricular Cariologia Clínica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), dos períodos de 2011 a 2016. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal e quantitativo a partir da análise dessas fichas de avaliação, que contemplam aspectos dos objetivos cognitivos, afetivos e psicomotores desenvolvidos pelos estudantes, bem como uma autoavaliação do desempenho do estudante na clínica. Os dados foramanalisados pela estatística descritivaesubmetidos aostestesestatísticosqui-quadrado e exato de Fischer, com nível de significância de 5%. Resultados: Observou-se associação estatisticamente significativa entre as variáveis: pontualidade e aumento dos conhecimentos profissionais com as vivências clínicas (p=0,005), em que se observou que 99,2% dos alunos pontuais afirmaram ter aumentado seus conhecimentos com as vivências clínicas; as atividades acrescentaram os conhecimentos e relacionamento com as crianças e familiares (p=0,02), quem teve bom rendimento nas atividades teóricas se relacionou bem com as crianças e suas famílias (99,3%); as atividades acrescentaram os conhecimentos e aumento dos conhecimentos profissionais com as vivências clínicas (p=0,04), os alunos que aumentaram seus conhecimentos com as atividades também acrescentaram seus conhecimentos profissionais com as vivências na clínica (98,6%); gostaria de aprofundar conhecimentos em cariologia e relacionamento com as crianças e familiares (p=0,04), 99,2% dos estudantes que gostariam de aprofundar os conhecimentos em cariologia se relacionou bem com seus pacientes e familiares; Gosto de receber feedbackindividual e Identifico Hipoplasias e Opacidades (p=0,005), dos alunos que gostam de receber de receber feedbackindividual 99,2% é capaz de identificar hipoplasias e opacidades. Conclusão: Os objetivos do componente curricular Cariologia Clínica mostraram-se claros para a maioria dos alunos, comcarga horária considerada como adequada;a maior dificuldade percebida foi em relação ao diagnóstico de hipoplasias e opacidades; as atividades foram realizadas pelos estudantes com empenho, satisfação, compromisso e responsabilidade, e a maioria sentiu-se motivado para as vivências de cariologia. Dessa forma espera-se ajudar na compreensão da percepção discente sobre o componente curricular com vistas à melhoria do aprendizado e do ensino ofertado na graduação.
Abstract: The new professional profile that emerges in front of the national curricular guidelines, encourages the creation of competences to act in the promotion, prevention and rehabilitation in a contextualized way. The objective of this study is to verify the student evaluation records of the curricular component Clinical Cariology of the Federal University of Paraíba (UFPB), from the periods 2011 to 2016. It is a cross-sectional and quantitative study based on the analysis of these evaluation sheets , Which contemplate aspects of cognitive, affective and psychomotor goals developed by the students, as well as a self-assessment of student performance in the clinic. The data will be analyzed by descriptive statistics, being submitted to the chi-square and Fischer exact test, with significance level of 5%. Results: A statistically significant association was observed between the variables: punctuality and increase of professional knowledge with clinical experiences (p = 0.005), in which it was observed that 99.2% of the punctual students reported having increased their knowledge with clinical experiences; (p = 0.02), who had a good income in the theoretical activities, had a good relationship with the children and their families (99.3%); (p = 0.04), the students who increased their knowledge with the activities also added their professional knowledge with the experiences in the clinic (98.6%); (p = 0.04), 99.2% of the students who would like to deepen their knowledge in karyology have been well-connected with their patients and their families; I like to receive individual feedback and identify hypoplasias and opacities (p = 0.005), of the students who like to receive from receiving individual feedback 99.2% is able to identify hypoplasias and opacities. Conclusion: The objectives of the Clinical Cariology curriculum were clear for most students, with a workload considered adequate; The greatest perceived difficulty was in relation to the diagnosis of hypoplasias and opacities; The activities were carried out by the students with commitment, satisfaction, commitment and responsibility, and most of them felt motivated for the experiences of cariology. Thus, it is hoped to help in the understanding of student perception about the curricular component with a view to improving the learning and teaching offered in the undergraduate program.
Keywords: Cariologia.
Avaliação.
Ensino aprendizagem.
Odontologia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Odontologia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12732
Issue Date: 29-May-2017
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