Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1273
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaulo, Joeliton Francisco Sousa de-
dc.date.accessioned2016-09-26T11:18:26Z-
dc.date.available2016-09-26T11:18:26Z-
dc.date.issued2016-09-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1273-
dc.descriptionA garantia da educação de estudantes surdos na rede regular de ensino segue alguns princípios norteadores, para além da promoção de sua matrícula. Neste processo, se prevê a presença de profissionais que utilizam a Língua Brasileira de Sinais, e que tenham conhecimento do processo de educação de surdos, assim contribuindo para o respeito aos surdos enquanto sujeitos ativos em sociedade. Em João Pessoa/PB, é no âmbito das Escolas Polos (EP), de referência em inclusão de pessoas com deficiência que se realiza o processo educação institucional de estudantes surdos. Diante disto, neste trabalho, busca-se trazer uma análise da política de educação de surdos desenvolvida nas EP de João Pessoa, a fim de que se possa verificar se a proposta educacional que é oferecida aos estudantes surdos atendem as necessidades dos mesmos e se está de acordo com o que é previsto em nível nacional, através dos principais dispositivos legais e orientações para a educação de surdos, tais como: a Lei de Libras No 10.436 (2002) e o Decreto N.o 5.626 (2005). Para tanto, foi realizada visita in lócus em todas as Escolas Polos de referencia na educação de surdos, além de entrevistas estruturadas com gestores (as), professoras do Atendimento Educacional Especializado – AEE e intérpretes de Libras das referidas escolas. Sendo todas submetidas à análise de conteúdo, buscando responder a seguinte pergunta: as EP de João Pessoa, atendem as necessidades dos alunos e alunas surdas? E em quais modelos de educação de surdos as EP podem ser consideradas: Inclusivas, Bilíngues ou Excludentes? Os resultados revelaram que a proposta desenvolvida nas escolas está em desacordo com o que prevê a política brasileira para a educação de surdos, não atendendo as suas necessidades.pt_BR
dc.description.abstractThe guarantee of deaf students education in the regular school system follows some guiding principles in addition to promoting your registration. In this process, it is expected the presence of professionals using the Brazilian Sign Language, and have knowledge of deaf education process, thus contributing to the respect for the deaf as active subjects in society. In João Pessoa / PB, is under the Polo Schools (EP), the reference to inclusion of people with disabilities that takes place the institutional education process of deaf students. Before this, work, seeks to bring an analysis of deaf education policy developed in EP of João Pessoa, so that you can verify that the educational proposal that is offered to deaf students meet the needs of the same and is according to what is provided at the national level through the main legal provisions and guidelines for the education of the deaf, such as the pound Law No. 10.436 (2002) and Decree No. 5626 (2005). Therefore, it was held visit in locus in all Polos Schools reference in deaf education, and structured interviews with managers (as), the Educational Service Specialist teachers - ESA and Pounds interpreters of those schools. Were all subjected to content analysis, seeking to answer the following question: EP of João Pessoa, meet the needs of students and deaf students? And in which deaf education models the EP can be considered: Inclusive, Bilingual or exclusive? The results revealed that the proposal developed in schools is at odds with providing the Brazilian policy for the education of the deaf, not meeting their needs.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2016-09-26T11:18:26Z No. of bitstreams: 1 JFSP26092016.pdf: 699659 bytes, checksum: 5ebea80925c2eea49f195bc02728f23b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-26T11:18:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JFSP26092016.pdf: 699659 bytes, checksum: 5ebea80925c2eea49f195bc02728f23b (MD5)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesJoão Pessoa, 2015.-
dc.subjectPessoa surdapt_BR
dc.subjectEducação bilinguept_BR
dc.subjectPolíticas de inclusãopt_BR
dc.titleO processo de educação da pessoa surda nas escolas polos de João Pessoa: inclusiva, bilíngue ou excludente?pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santiago, Sandra Alves da Silva-
dc.description.resumoA garantia da educação de estudantes surdos na rede regular de ensino segue alguns princípios norteadores, para além da promoção de sua matrícula. Nes te processo, se prevê a prese nça de profissionais que utiliza m a Língua Brasileira de Sinais, e que tenham conhecimento do processo de educação de surdos, assim contribuindo para o respeito aos surdos enquanto sujeitos ativos em sociedade. Em João Pessoa/P B, é no âmbito das Escolas Polos (EP), de referência em inclusão de pessoas com deficiência que se realiza o processo educação institucional de estudantes surdos. Diante disto, neste trabalho, busca - se trazer uma análise da política de educação de surdos d esenvolvida nas EP de João Pessoa, a fim de que se possa verificar se a proposta educacional que é oferecida aos estudantes surdos atendem as necessidades dos mesmos e se está de acordo com o que é previsto em nível nacional, através dos principais disposi tivos legais e orientações para a educação de surdos, tais como: a Lei de Libras Nº 10.436 (2002) e o Decreto N.º 5.626 (2005). Para tanto, foi realizada visita in lócus em todas as Escolas Polos de referencia na educação de surdos, além de entrevistas est ruturadas com gestores (as), professoras do Atendimento Educacional Especializado – AEE e intérpretes de Libras das referidas escolas. Sendo todas submetidas à análise de conteúdo, buscando responder a seguinte pergunta: as EP de João Pessoa, atendem as ne cessidades dos alunos e alunas surdas? E em quais modelos de educação de surdos as EP podem ser consideradas: Inclusivas, Bilíngues ou Excludentes? Os resultados revelaram que a proposta desenvolvida nas escolas está em desacordo com o que prevê a política brasileira para a educação de surdos, não atendendo as suas necessidades.-
dc.publisher.departmentEducação-
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JFSP26092016.pdf683,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.