Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1278
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAnjos, Daiane Lisboa dos-
dc.creatorSilva, Roseane Alves da-
dc.date.accessioned2016-09-26T12:39:30Z-
dc.date.available2016-09-26T12:39:30Z-
dc.date.issued2016-09-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1278-
dc.descriptionO presente trabalho teve como objetivo analisar o processo de aprendizagem com o lúdico na pré-escola. Para isso, primeiramente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, para aprofundamento dos estudos sobre a Educação Infantil e a prática pedagógica lúdica. Apresentamos um breve histórico da Educação Infantil no Brasil e a realidade da Educação Infantil no Campo e também sobre a importância do lúdico para a aprendizagem da criança. A metodologia usada foi a qualitativa, onde foi feita uma pesquisa de campo com observações em duas salas de aula da pré-escola (I, II) e também foram aplicados questionários com duas professoras e a gestora da creche escola para coletar os dados da pesquisa. De acordo com a análise dos dados obtidos, constatamos que as professoras e gestora têm conhecimento da importância do lúdico, tanto para a aprendizagem, como para o desenvolvimento das crianças. Foi possível, também, perceber através dos questionários e de nossas observações, que o lúdico está presente nas atividades da Creche-Escola.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the learning process with the playful preschool. For this, first, a literature search was performed to deepen the studies on early childhood education and the playful teaching practice. We present a brief history of early childhood education in Brazil and the reality of early childhood education in the field and also about the importance of playfulness to the child's learning. The methodology was qualitative, which carried out a survey of field observations in two preschool classrooms (I, II) and have also applied questionnaires with two teachers and the management of the nursery school to collect the survey data . According to the data analysis, we found that the teachers and management are aware of the importance of the play, both for learning and for the development of children. It was also possible to see through the questionnaires and our observations, the playfulness is present in the nursery school activities.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2016-09-26T12:39:30Z No. of bitstreams: 1 DLA26092016.pdf: 746736 bytes, checksum: b904beb24c5f485c42a533e5133c071d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-26T12:39:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DLA26092016.pdf: 746736 bytes, checksum: b904beb24c5f485c42a533e5133c071d (MD5)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesJoão Pessoa, 2015.-
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.titleO lúdico na pré-escola: aprendizagem através do brincarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Amorim, Ana Luisa Nogueira de-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo analisar o processo de aprendizagem com o lúdico na pré - escola. Para isso, primeiramente, foi realizada uma pesqu isa bibliográfica, para aprofundamento dos estudos sobre a Educação Infantil e a prática pedagógica lúdica. Apresentamos um breve histórico da Educação Infantil no Brasil e a realidade da Educação Infantil no Campo e também s obre a importância do lúdico pa ra a apr endizagem da criança. A metodologia usada foi a qualitativa, onde foi feita uma pesquisa de campo com observações em duas salas de aula da pré - escola (I, II) e também foram aplicados questionários com duas professoras e a gestora da creche escol a p ara coletar os dados da pesquisa. De acordo com a análise dos dados obtidos, constatamos que as professoras e gestora têm conhecimento da importância do lúdico , tanto para a aprendizagem , como para o desenvolvimento das crianças. Foi possível, também, perc eber através dos questionários e de nossas observações , que o lúdico e stá presente nas atividades da C reche - E scola.-
dc.publisher.departmentEducação do Campo-
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DLA26092016.pdf729,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.