Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1278
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Anjos, Daiane Lisboa dos | - |
dc.creator | Silva, Roseane Alves da | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-26T12:39:30Z | - |
dc.date.available | 2016-09-26T12:39:30Z | - |
dc.date.issued | 2016-09-26 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1278 | - |
dc.description | O presente trabalho teve como objetivo analisar o processo de aprendizagem com o lúdico na pré-escola. Para isso, primeiramente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, para aprofundamento dos estudos sobre a Educação Infantil e a prática pedagógica lúdica. Apresentamos um breve histórico da Educação Infantil no Brasil e a realidade da Educação Infantil no Campo e também sobre a importância do lúdico para a aprendizagem da criança. A metodologia usada foi a qualitativa, onde foi feita uma pesquisa de campo com observações em duas salas de aula da pré-escola (I, II) e também foram aplicados questionários com duas professoras e a gestora da creche escola para coletar os dados da pesquisa. De acordo com a análise dos dados obtidos, constatamos que as professoras e gestora têm conhecimento da importância do lúdico, tanto para a aprendizagem, como para o desenvolvimento das crianças. Foi possível, também, perceber através dos questionários e de nossas observações, que o lúdico está presente nas atividades da Creche-Escola. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aimed to analyze the learning process with the playful preschool. For this, first, a literature search was performed to deepen the studies on early childhood education and the playful teaching practice. We present a brief history of early childhood education in Brazil and the reality of early childhood education in the field and also about the importance of playfulness to the child's learning. The methodology was qualitative, which carried out a survey of field observations in two preschool classrooms (I, II) and have also applied questionnaires with two teachers and the management of the nursery school to collect the survey data . According to the data analysis, we found that the teachers and management are aware of the importance of the play, both for learning and for the development of children. It was also possible to see through the questionnaires and our observations, the playfulness is present in the nursery school activities. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2016-09-26T12:39:30Z No. of bitstreams: 1 DLA26092016.pdf: 746736 bytes, checksum: b904beb24c5f485c42a533e5133c071d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-09-26T12:39:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DLA26092016.pdf: 746736 bytes, checksum: b904beb24c5f485c42a533e5133c071d (MD5) | en |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | João Pessoa, 2015. | - |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino - aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.title | O lúdico na pré-escola: aprendizagem através do brincar | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Amorim, Ana Luisa Nogueira de | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve como objetivo analisar o processo de aprendizagem com o lúdico na pré - escola. Para isso, primeiramente, foi realizada uma pesqu isa bibliográfica, para aprofundamento dos estudos sobre a Educação Infantil e a prática pedagógica lúdica. Apresentamos um breve histórico da Educação Infantil no Brasil e a realidade da Educação Infantil no Campo e também s obre a importância do lúdico pa ra a apr endizagem da criança. A metodologia usada foi a qualitativa, onde foi feita uma pesquisa de campo com observações em duas salas de aula da pré - escola (I, II) e também foram aplicados questionários com duas professoras e a gestora da creche escol a p ara coletar os dados da pesquisa. De acordo com a análise dos dados obtidos, constatamos que as professoras e gestora têm conhecimento da importância do lúdico , tanto para a aprendizagem , como para o desenvolvimento das crianças. Foi possível, também, perc eber através dos questionários e de nossas observações , que o lúdico e stá presente nas atividades da C reche - E scola. | - |
dc.publisher.department | Educação do Campo | - |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia do Campo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DLA26092016.pdf | 729,23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.