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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12859
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Jose Vinicios Leite.-
dc.date.accessioned2019-01-09T13:09:14Z-
dc.date.available2018-11-30-
dc.date.available2019-01-09T13:09:14Z-
dc.date.issued2018-11-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12859-
dc.description.abstractO objetivo do presente trabalho é analisar as implicações da Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, também conhecida como Lei Berenice Piana, que em seu texto estabelece a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e determina instruções para sua execução. Para tal propósito, será realizada uma sucinta exploração acerca da legislação correlata, critérios de diagnóstico e possíveis implicações relacionadas ao reconhecimento da supracitada Lei. Dessa forma, o trabalho faz uma correlação entre o histórico legislativo no que se refere às pessoas com TEA, a reconhecida dificuldade de adaptação escolar, busca demonstrar a importância da garantia a uma educação inclusiva fazendo uma análise qualitativa e bibliográfica dentro do sistema jurídico brasileiro, além de uma análise jurisprudencial quanto ao cumprimento do que determina a Lei. Há duas perspectivas a serem analisadas neste trabalho: a primeira são grandes avanços e conquistas trazidas pela Lei para as pessoas com TEA; a segunda são os efeitos e possíveis dificuldades da aplicação concreta na realidade brasileira. Por fim, são discutidas as principais decisões advindas da não aplicação correta da lei e as divergências quanto a sua interpretação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by VÂNIA MARIA RAMOS DA SILVA (vania.ufpb@gmail.com) on 2019-01-09T13:09:14Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) JVLS30112018.pdf: 763553 bytes, checksum: 68433b8bad2c4b4b3fea928e165d8704 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleLeis 12.764/2012 e lei 13.146/2015 (lei brasileira de inclusão): uma análise das repercussões no tratamento das pessoas com transtorno do espectro autista como pessoa com deficiência (TEA)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Leite, Filipe Mendes Cavalcanti Leite.-
dc.description.resumoO objetivo do presente trabalho é analisar as implicações da Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, também conhecida como Lei Berenice Piana, que em seu texto estabelece a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e determina instruções para sua execução. Para tal propósito, será realizada uma sucinta exploração acerca da legislação correlata, critérios de diagnóstico e possíveis implicações relacionadas ao reconhecimento da supracitada Lei. Dessa forma, o trabalho faz uma correlação entre o histórico legislativo no que se refere às pessoas com TEA, a reconhecida dificuldade de adaptação escolar, busca demonstrar a importância da garantia a uma educação inclusiva fazendo uma análise qualitativa e bibliográfica dentro do sistema jurídico brasileiro, além de uma análise jurisprudencial quanto ao cumprimento do que determina a Lei. Há duas perspectivas a serem analisadas neste trabalho: a primeira são grandes avanços e conquistas trazidas pela Lei para as pessoas com TEA; a segunda são os efeitos e possíveis dificuldades da aplicação concreta na realidade brasileira. Por fim, são discutidas as principais decisões advindas da não aplicação correta da lei e as divergências quanto a sua interpretação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Jurídicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Direito - João Pessoa

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