Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1291
Tipo: | TCC |
Título: | Desempenho da consciência fonológica de aprendizes de segunda língua, bilíngues e monolíngues |
Autor(es): | Enéas, Eduardo Lucas Sousa |
Primeiro Orientador: | Minervino, Carla Alexandra da Silva Moita |
Resumo: | O domínio da leitura tem sido estudado por meio de provas comportamentais capazes de predizer o desempenho dos escolares, tal como a consciência fonológica, que é a capacidade de manipular elementos sonoros da fala. Nos primeiros anos de vida, as crianças distinguem sons universais e, diante dos estímulos da língua nativa, determinadas combinações fonéticas são aprendidas. A alfabetização em duas línguas tem aumentado no Brasil, tal como a aquisição de uma segunda língua fora da escola, essas crianças são denominadas como bilíngues e aprendizes de L2, respectivamente, enquanto os monolíngues estão sob influência apenas da língua materna. O objetivo desta pesquisa foi analisar o desempenho da consciência fonológica em escolares bilíngues, monolíngues e aprendizes de L2. Participaram 60 crianças de ambos os sexos com idade entre 5 e 6 anos. Todos foram submetidos ao Teste de Habilidades Preditoras da Leitura (Minervino e cols., 2013). O percentual de acerto e o tempo de execução dos subtestes (aliteração, rima e segmentação) foram analisados. Os resultados indicam que aprendizes de L2 apresentam melhor desempenho em aliterar e rimar, enquanto os bilíngues demonstram maior percentual de acerto na segmentar, na análise do tempo de execução o grupo dos bilíngues foram mais ágeis na capacidade de aliterar e rimar, exceto na segmentar, melhor executada pelos aprendizes de L2, em ambas comparações os monolíngues obtiveram resultados abaixo da média dos demais grupos. |
Abstract: | The field of reading has been studied by behavioral scientists. They are now able to predict the performance of students in terms of honological awareness, the ability to manipulate sound elements of speech. In the early years of life, children distinguish universal sounds. Before the native language stimuli, certain phonetic combinations are learned. Literacy in two languages has increased in Brazil, this is referred to as bilingualism. When the acquisition of a second language occurs outside of school, they are called L2 learners. While monolinguals only know one language. The objective of this research was to analyze the performance of phonological awareness in a bilingual school, with monolingual learners, and with L2 learners. The study was attended by 60 children of both sexes aged between 5 and 6 years. All underwent a Predictors of Reading Skills Test (Minervino et al., 2013). The hit percentage and the runtime of the subtests (alliteration, rhyme and segmentation) were analyzed. The results indicate that L2 learners perform better in alliteration and rhyme, while the bilingual students showed higher hit percentage in the segment. Through the analysis of the runtime group, we can say bilinguals were more agile in all iterate capacity and rhyme, except in the segment portion which was better performed by L2 learners. In both comparisons, monolingual participants had results below the averages of the other groups. |
Palavras-chave: | Leitura - sala de aula Ensino - bilíngue Educação infantil - consciência fonológica |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1291 |
Data do documento: | 23-Nov-2015 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ELSE23112015 | 616,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.