Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1292
metadata.dc.type: TCC
Title: Avaliação psicopedagógica na dificuldade de aprendizagem na escrita
metadata.dc.creator: Oliveira, Elaine Cristina Silva de
metadata.dc.description.resumo: Nos últimos anos as dificuldades de aprendizagem tem se tornado o foco de estudos e pesquisas com intensidade. Mesmo assim são pouco entendidas pelo público em geral. Pois o termo dificuldade de aprendizagem refere-se não a único distúrbio, mas a uma ampla gama de problemas que podem afetar qualquer área do desempenho acadêmico. Com isso as dificuldades na escrita sempre existiram, porém ganharam maior destaque após o desenvolvimento de estudos científicos sobre os distúrbios de aprendizagem. O objetivo do estudo em foco é demonstrar a avaliação psicopedagógica clínica, junto a um adolescente com dificuldade de aprendizagem na escrita. Trata-se de um estudo de caso, caracterizado segundo o objetivo como um estudo descritivo, cuja análise qualitativa deu-se a partir dos dados coletados, junto a um participante de 12 anos de idade, que cursava o 7º ano do ensino fundamental II, de uma escola pública da rede municipal de ensino da cidade de João Pessoa. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa os testes de Piaget, EOCA, TDE, TCLPP e o PROLEC. A análise dos dados colhidos pelos instrumentos citados anteriormente possibilitou-nos evidenciar que o sujeito, protagonista do estudo apresentou dificuldade na escrita, demonstrando que suas habilidades de escrita não corresponde com o ano letivo que estava cursando.
Abstract: In recent years learning difficulties has become the focus of studies and research with intensity. Yet are poorly understood by the general public. Because the term learning disability refers not only disorder, but a wide range of issues that can affect any area of academic achievement. Thus the difficulties in writing have always existed, but gained greater prominence after the development of scientific studies on learning disabilities. The objective in focus is to demonstrate the clinical psychoeducational evaluation, next to a teenager with learning difficulties in writing. It is a case study, characterized according to the goal as a descriptive study, which when qualitatively analyzed gave up from the collected data, along with a participant 12-year-old, who was attending the 7th grade of elementary school II a public school in the municipal city of Joao Pessoa education. They were used as research tools Piaget tests, EOCA, TDE, RCT and PROLEC. The analysis of data collected by the aforementioned instruments enabled us to show that the subject, study the protagonist had difficulty in writing, demonstrating that their writing skills does not correspond with the school year that is attending.
Keywords: Avaliação pesicopedagógica
Aprendizagem
Escrita
Psychoeducational evaluation
Learning
Writing
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1292
Issue Date: 2-Dec-2015
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ECSO02122015285.14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.