Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12929
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarreto, Aparecida de Lourdes Paes-
dc.date.accessioned2019-01-14T21:14:03Z-
dc.date.available2019-01-14-
dc.date.available2019-01-14T21:14:03Z-
dc.date.issued2010-12-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12929-
dc.description.abstractThe hygienist ideal, with its developments in fields such as health and education, constitutes a strong mark of modernity in the context of its process of urbanization and industrialization, with a notable characteristic of the European modernity, which had an important repercussion in the Brazilian society, in the context of its first republican period. The present research tried to point out and to analyze interfaces of this historical process, especially with respect to its interferences in the field of education. The first period of Brazilian Republic (1889-1930) was taken as a historical reference for this work. As methodological option, we resorted to bibliographic and documentary research. Based on the pertinent literature available, we analyzed the repercussion and expansion of the hygienist ideal in Brazil, especially in the speeches, documents and government policies applied to public education, during this period taken for analysis. In this sense, we analyzed the interfaces of the hygienist ideal, present in the school studies elements and in the introduction of Hygiene as a discipline, and also present in the didactic books, some of which we analyze, such as they are used in the class rooms, in the education in/of Paraíba.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2019-01-14T21:14:03Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 2247927 bytes, checksum: ac5913ab7d4db1ddf591165acfa40ef8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-14T21:14:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 2247927 bytes, checksum: ac5913ab7d4db1ddf591165acfa40ef8 (MD5) Previous issue date: 2010-12-22en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectHigienismopt_BR
dc.subjectEducação na Paraíbapt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectHygienist idealpt_BR
dc.subjectEducation in Paraibapt_BR
dc.subjectHistory of educationpt_BR
dc.titleHigienismo e educação escolar na Paraíba republicana: do discurso médico à prática educativapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Kulesza, Wojciech Andrzej-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7408584269961175pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1746757758581542pt_BR
dc.description.resumoO ideário higienista, com seus desdobramentos em campos tais como a saúde e a educação, constitui uma forte marca da modernidade europeia, no contexto de seu processo de urbanização e de industrialização, com notória repercussão na sociedade brasileira, no contexto de sua Primeira República. A presente pesquisa tratou de registrar e de analisar interfaces desse processo, especialmente no que concerne às suas interferências no campo da educação. Tomou-se como recorte histórico o período da Primeira República (1989-1930). Como opção metodológica, recorremos à pesquisa bibliográfica e documental. Com base na literatura pertinente disponível, tratamos de analisar a repercussão e a expansão do ideário higienista no Brasil, em especial nos discursos, nos documentos e nas políticas governamentais aplicadas à instrução pública, no período analisado. Nesse sentido, tratamos de analisar as interfaces do ideal higienista, presentes na introdução de Higiene como disciplina, bem como presente também nos livros didáticos adotados, no mesmo período, no campo da educação na/da Paraíba.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total2,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons