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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12944
Tipo: Dissertação
Título: Dar o peixe ou ensinar a pescar? o empoderamento como prática de inovação social em uma organização da sociedade civil
Autor(es): Firmino, Thaís Teles
Primeiro Orientador: Machado, André Gustavo Carvalho
Resumo: Os estudos em inovação social têm apresentado forte tendência de crescimento desde 2003. Neste contexto, as pesquisas brasileiras ainda são incipientes, bem como não existe uma lógica dominante dentro do tema, demandando novos pontos de vista teóricos e clareza a respeito do desenvolvimento deste tipo de inovação. Neste sentido, desenvolvi as seguintes proposições: (1) a inovação social é uma prática com formas mais ou menos duráveis, intangíveis, situadas e contextuais; e (2) a etnometodologia garfinkeliana é adequada à investigação empírica. Diante disso, defini como objetivo geral analisar o empoderamento como prática de inovação social em uma organização da sociedade civil (OSC) com enfoque no papel dos atores organizacionais que constituem a rede de inovação, isto é, os parceiros que contribuem para o desenvolvimento da IS identificada. Assim sendo, pesquisei a Casa Pequeno Davi localizada no bairro do Roger e selecionei como exemplo de prática de inovação social o empoderamento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Para tanto, lancei mão de entrevistas com funcionários da OSC, alunos, ex-alunos e familiares, observações participantes, fotos, vídeos e documentos, baseando-me nos direcionamentos etnometodológicos. Neste contexto, foi expressivo descobrir que além do desenvolvimento do poder pessoal, os alunos matriculados nas atividades da OSC se tornavam multiplicadores dos conhecimentos adquiridos, contribuindo para o crescimento das pessoas com quem convivem. Assim sendo, a prática de empoderamento se modifica ao longo do tempo a partir das próprias ações das crianças e adolescentes, acompanhando seu processo de desenvolvimento pessoal, como também a partir do mapeamento de necessidades das comunidades e planejamento das atividades que a OSC realiza. Ademais, esta dissertação contribui de diversas maneiras diferentes, em especial no que se refere ao delineamento de uma concepção teórica integrativa e à investigação de como a prática se desenvolve e legitima em um dado contexto, evidenciando seus gatilhos e meios de materialização.
Abstract: Studies on social innovation have shown a strong growth trend since 2003. In this context, Brazilian research is still incipient, as there is no dominant logic within the theme, demanding new theoretical points of view and clarity regarding the development of this type of innovation. In this sense, I have developed the following propositions: (1) social innovation is a practice with more or less durable, intangible, situational and contextual forms; and (2) garfinkelian ethnomethodology is adequate for empirical research. In view of this, I defined as a general objective to analyze empowerment as a practice of social innovation in a civil society organization (CSO) focusing on the role of the organizational actors that constitute the innovation network, that is, the partners that contribute to the development of IS identified. Therefore, I researched Casa Pequeno Davi located in the neighborhood of Roger and selected as an example of social innovation practice the empowerment of children and adolescents in situations of social vulnerability. To that end, I made use of interviews with CSO employees, students, alumni and family members, participant observations, photos, videos and documents, based on ethnomethodological directions. In this context, it was significant to discover that besides the development of personal power, the students enrolled in the activities of the CSO became multipliers of the acquired knowledge, contributing to the growth of the people with whom they coexist. Thus, the practice of empowerment changes over time from the very actions of children and adolescents, accompanying their personal development process, as well as from the mapping of community needs and planning activities that the CSO performs. In addition, this dissertation contributes in several different ways, especially in what concerns the delineation of an integrative theoretical conception and the investigation of how the practice develops and legitimates in a given context, evidencing its triggers and means of materialization.
Palavras-chave: Inovação social
Prática
Empoderamento
Social innovation
Practice
Empowerment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12944
Data do documento: 7-Fev-2018
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

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