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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12971
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Vinicius Mafra-
dc.date.accessioned2019-01-16T20:14:31Z-
dc.date.available2019-01-16-
dc.date.available2019-01-16T20:14:31Z-
dc.date.issued2018-07-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12971-
dc.description.abstractThroughout the modern era, humanity has been using fossil fuels to meet their needs. Coal, oil and natural gas have contributed to the lighting and functioning of machines, promoting the quality of life. The continued use of these resources has, however, evidenced their limited availability. At the same time, these sources greatly pollute the environment, stimulating the search for more ecological resources. Among the main non-fossil fuels, biomass, in Brazil has been gaining prominence due to the large reserves available and its natural calling for biofuels. Biomass gasification provides a mean of deriving more diverse forms of energy from thermochemical conversion, representing an efficient process for the production of energy and heat. In order to improve the productivity of biomass gasifiers, the present work examines whether the limitation of the electric energy production of a system formed by a biomass gasifier and a generator set can be determined by the choice of generator set engine. The gasifier in question is a fixed-bed, co-current, open top type, imported from the Indian of Science / Combustion Gas Propulsion Laboratory, IISc / CGPL, with a thermal capacity of 80 kWt, which has been adapted to serve to gas engines. In order to consolidate the objectives, the generator set was replaced by a MWM 229-4 engine and a 36 kVA generator, to other consisting of the MWM 229-6 engine and a 150 kVA generator. In both cases the diesel engines were converted to otto cycle and set to work with poor gas, operating with a commanded ignition system. The tests were carried out at the Laboratory of Innovation in Thermal Conversion of the Federal University of Paraíba-UFPB and verified that the use of a generator group with greater capacity allowed the previously generated power of 29 kW to pass to 32 kW, although the average thermal efficiency of the system, the highest power is from 98% to 93.65%.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Flávia Sena da Silva (flaviasena.s@gmail.com) on 2019-01-16T20:14:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 2668655 bytes, checksum: 1625a917845b50d411aef2c027952560 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-16T20:14:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 2668655 bytes, checksum: 1625a917845b50d411aef2c027952560 (MD5) Previous issue date: 2018-07-27en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGaseificaçãopt_BR
dc.subjectBiomassapt_BR
dc.subjectEnergia renovávelpt_BR
dc.subjectMotores de combustão internapt_BR
dc.subjectGasificationpt_BR
dc.subjectBiomasspt_BR
dc.subjectRenewable energypt_BR
dc.subjectInternal combustion enginespt_BR
dc.titleInfluência da potência do motor do grupo gerador na limitação de produção de energia elétrica de um sistema formado por um gaseificador/grupo geradorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Jaguaribe, Emerson Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1453322235984692pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4978035137067732pt_BR
dc.description.resumoAo longo de toda a era moderna, a humanidade vem usando combustíveis fósseis para atender às suas necessidades. O carvão, o petróleo e o gás natural têm contribuído para a iluminação e o funcionamento de máquinas, promovendo a qualidade de vida. O contínuo uso desses recursos tem evidenciado, todavia, as suas limitadas disponibilidades. Concomitantemente, tais fontes poluem, grandemente, o meio ambiente, estimulando a busca por recursos mais ecológicos. Dentre os principais combustíveis não fósseis, a biomassa, no Brasil, vem ganhando destaque, pelas grandes reservas disponíveis e sua natural vocação para os biocombustíveis. A gaseificação da biomassa fornece um meio de derivar formas mais diversas de energia a partir da conversão termoquímica, representando um processo eficiente para a produção de energia e calor. Buscando-se melhorar a produtividade dos gaseificadores de biomassa, o presente trabalho examina se a limitação da produção de energia elétrica de um sistema formado por um gaseificador de biomassa e um grupo gerador pode ser determinada pela escolha do motor do grupo gerador. O gaseificador em questão é do tipo leito fixo, co-corrente, “topo aberto”, importado da Índia, do Indian of Science/Combustion Gas Propulsion Laboratory, IISc/CGPL, com capacidade térmica de 80 kWt, que foi aqui adaptado para servir a motores a gás. Para a consolidação dos objetivos foi feita a substituição do grupo gerador composto por um motor MWM 229-4 e gerador de 36 kVA, por outro formado pelo motor MWM 229-6 e gerador de 150 kVA. Em ambos os casos os motores a diesel foram ottolizados para poderem funcionar com o gás pobre, operando com sistema de ignição comandada. A realização dos testes ocorreu no Laboratório de Inovação em Conversão Térmica da Universidade Federal da Paraíba-UFPB e comprovou que a utilização de um grupo gerador com capacidade maior permitiu que a potência anteriormente gerada de 29 kW passasse a 32 kW, embora a eficiência média térmica do sistema, nas potências mais altas tenha se passado de 98% para 93,65%.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica

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