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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Assistência estudantil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba/ Campus João Pessoa: contradições, limites e desafios para a atenção aos estudantes do ensino superior
metadata.dc.creator: Farias, Leonardo Monte Silva Monteiro de
metadata.dc.contributor.advisor1: Pontes, Ana Paula Furtado Soares
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo teve por objetivo analisar a Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – Campus João Pessoa na percepção dos estudantes quanto ao cumprimento de seus objetivos institucionais. Para tal, desenvolvemos um estudo de natureza aplicada, utilizando o método de abordagem histórico, de natureza exploratória e com enfoque quantitativo e qualitativo. Trata-se de um estudo de caso desenvolvido junto a estudantes contemplados pelo Programa de Assistência Estudantil do curso de Design de Interiores, por ser o curso que mais apresentou interesse em se inscrever nos programas de Assistência Estudantil oferecidos pelo Campus João Pessoa, bem como o elevado percentual de estudantes oriundos de famílias com renda per capita de até 1 salário mínimo e meio. Os dados coletados foram tratados a partir da perspectiva de análise de conteúdo (BARDIN, 2002). Os resultados deste estudo apontam para um processo de desconhecimento por parte dos discentes dos objetivos da Política de Assistência Estudantil, reduzindo-a ao apoio financeiro de programas de alimentação, transporte e moradia, desconhecendo serviços institucionais que venham a viabilizar de maneira efetiva a sua permanência. A Política de Assistência Estudantil do IFPB é limitada ao repasse financeiro aos estudantes por meio de programas específicos que reforçam a lógica de repasse de recursos via transferência de renda, presente na maioria das Políticas Sociais Brasileiras. Tal sistemática contribui para a falta de clareza e distinção das peculiaridades existentes entre a Assistência Estudantil e a Política Pública de Assistência Social. Em nossos resultados, destacamos a mudança de perfil dos estudantes ao longo do processo de evolução institucional na história, tendo atualmente um campus de cor parda e negra, com um púbico oriundo de famílias com renda per capita de até 1 salário mínimo e meio, egressos de escolas públicas e que possuem pais com baixa escolarização. Destacamos a inexistência de ações que visem ao acompanhamento pedagógico destes estudantes e a falta de compreensão do papel da Assistência Estudantil em sua trajetória acadêmica. Ficou evidente a preocupação institucional por priorizar o atendimento das demandas materiais postas pelos estudantes, não aparecendo as estratégias para a atenção das suas demandas simbólicas, cujo foco está pautado na construção de espaços de sociabilidade. A limitação orçamentária para o desenvolvimento de ações mais efetivas diante do processo de expansão da Instituição e do número de estudantes que tem garantido o acesso se configurou num aspecto merecedor de destaque, dada a realidade socioeconômica e cultural dos estudantes na atualidade, demandando uma melhor atenção. Por fim, tecemos contribuições a partir dos relatos dos estudantes, apresentando estratégias que visam gerar um processo coletivo de avanço nas Políticas Institucionais, oportunizando voz aos estudantes na construção da Política Estudantil do IFPB no âmbito do Campus João Pessoa.
Abstract: The present study had the objective of analyzing the Student Assistance Policy of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Paraiba – João Pessoa Campus in the students' perception regarding the fulfillment of their institutional objectives. For that, we developed a study of applied nature, using the method of historical approach, exploratory nature and with a quantitative and qualitative approach. This is a case study developed with students contemplated by the Student Assistance Program of the Interior Design major, because it is the major that most interested in enrolling in the Student Assistance programs offered by the João Pessoa Campus, as well as the high percentage of students from families with a per capita income of up to 1,5 minimum wage. The collected data were treated from the perspective of content analysis (BARDIN, 2002). The results of this study point to a process of ignorance on the part of the students of the objectives of the Student Assistance Policy, reducing it to the financial support of food, transportation and housing programs, ignoring institutional services that will effectively make it possible to stay there. The IFPB Student Assistance Policy is limited to the financial transfer to students through specific programs that reinforce the logic of transfer of resources through income transfer, present in most Brazilian Social Policies. Such systematics contributes to the lack of clarity and distinction between the peculiarities that exist between Student Assistance and Public Social Assistance Policy. In our results, we highlight the profile change of the students along the process of institutional evolution in history, currently having a campus of brownish and black color, with a population from families with per capita income of up to 1,5 minimum wage, graduates of public schools and that have parents with low schooling. We emphasize the inexistence of actions that aim at the pedagogical accompaniment of these students, and the lack of understanding of the role of the Student Assistance in its academic trajectory. The institutional concern for prioritizing the attendance of the material demands placed on by the students was evident, and the strategies for the attention of their symbolic demands, whose focus is based on the construction of spaces of sociability, were not evident. The budgetary limitation for the development of more effective actions in view of the expansion process of the Institution and the number of students who have guaranteed access, has become a worthy aspect, given the current socioeconomic and cultural reality of students, demanding a better attention. Finally, we make contributions based on the students' reports, presenting strategies capable of generating a collective process of advancement in Institutional Policies, giving a voice to the students in the construction of the IFPB Student Policy within the scope of the João Pessoa Campus.
Keywords: Política de assistência estudantil
Educação profissional
Financiamento
Condição discente
Student assistance policy
Professional education
Funding
Student status
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12976
Issue Date: 28-Feb-2018
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

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