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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Potencialidades e limitações na gestão do Plano Individual de Trabalho em Bibliotecas Setoriais da Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.creator: Silva, André Domingos da
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Marisete Fernandes de
metadata.dc.description.resumo: A história das organizações é marcada por etapas vivenciadas em consonância com as demandas oriundas de sua época, no sentido de leva-las a atingir resultados que atendam satisfatoriamente seu público de interesse. Nesta perspectiva, a administração através do planejamento e estratégias de gestão nas organizações tem um papel fundamental no alcance dos resultados, gerenciando rotinas e processos que atendam a estas demandas. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar as principais potencialidades e limitações identificadas pelos diretores das bibliotecas setoriais na gestão do Plano Individual de Trabalho (PIT) dos servidores técnico-administrativos, das Bibliotecas Setoriais da Universidade Federal da Paraíba. Especificamente buscou-se identificar os documentos norteadores do processo de gestão do Plano Individual de Trabalho dos servidores das Bibliotecas Setoriais da UFPB; conhecer a compreensão dos diretores das bibliotecas setoriais em relação à gestão do PIT; verificar o controle e avaliação das metas estabelecidas no Plano Individual de Trabalho; e propor um instrumento aplicável à gestão do Plano Individual de Trabalho dos servidores técnicos administrativos das Bibliotecas Setoriais da UFPB. Se caracterizou como um estudo de caso descritivo e exploratório com enfoque qualitativo, e a coleta dos dados foi realizada em documentos institucionais como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o PIT e a cartilha do Sistema de Desempenho por Competências (SGDCom), e também por meio da aplicação de questionário, com perguntas fechadas e abertas. A técnica utilizada para tratamento dos dados coletados foi a análise de conteúdo de Bardin. Como resultados, percebeu-se que a maioria dos diretores veem o PIT de forma positiva, e que serve como um instrumento facilitador na gerência das competências individuais dos servidores, tanto na identificação de suas potencialidades quanto das dificuldades e limitações de cada um. Mas por outro lado, há opiniões pontuais sobre a subutilização do PIT, não enxergando na ferramenta o devido potencial de gestão de pessoas que a mesma pode proporcionar ao setor de trabalho. Também entendem que o PIT possibilita a identificação das competências individuais, gerenciar as atividades diárias, e também identificar as limitações que ocorrem no desempenho de cada servidor. Como principal desvantagem apontaram a falta de uma ferramenta que auxilie na execução e avaliação das metas estabelecidas, sendo sugerido assim como ferramenta de apoio, o Plano de Ação 5W2H como instrumento para o controle auxiliar do PIT, de forma a contribuir para o alcance das metas individuais, setoriais e institucionais.
Abstract: The history of organizations is marked by stages experienced according to the demands of their time, in the sense of leading them to achieve results that satisfy their audience of interest satisfactorily. In this perspective, management through planning and management strategies in organizations has a fundamental role in achieving results, managing routines and processes that meet these demands. Thus, the objective of this research was to analyze the main potentialities and limitations identified by the directors of the sectoral libraries in the management of the Individual Work Plan (PIT) of the technical-administrative servers of the Sectorial Libraries of the Federal University of Paraíba. Specifically, it was sought to identify the documents guiding the process of management of the Individual Work Plan of the servers of the Sectoral Libraries of the UFPB; understand the understanding of the directors of the sectoral libraries in relation to the management of the ITP; verify the control and evaluation of the goals established in the Individual Work Plan; and propose an instrument applicable to the management of the Individual Work Plan of the administrative technical servers of the Sectoral Libraries of the UFPB. It was characterized as a descriptive and exploratory case study with a qualitative approach, and data collection was carried out in institutional documents such as the Institutional Development Plan (PDI), the PIT and the Performance Per Skills System (SGDCom) primer, and also through the application of a questionnaire, with closed and open questions. The technique used to treat the collected data was the Bardin content analysis. As a result, it was noticed that the majority of the directors see the PIT in a positive way, and that serves as a facilitator instrument in the management of the individual competencies of the servers, both in the identification of their potentialities and the difficulties and limitations of each one. But on the other hand, there are occasional opinions about the underutilization of PIT, not seeing in the tool the potential management of people that it can provide to the work sector. They also understand that PIT makes it possible to identify individual competencies, manage daily activities, and also identify the limitations that occur in the performance of each server. The main disadvantage was the lack of a tool that assists in the execution and evaluation of the established goals. As a support tool, the 5W2H Action Plan is suggested as an instrument for the auxiliary control of the PIT, in order to contribute to the achievement of the goals individual, sectoral and institutional.
Keywords: Gestão de bibliotecas
Planejamento em bibliotecas
Gestão estratégica em bibliotecas
Plano Individual de Trabalho (PIT)
Plano de ação 5W2H
Library management
Planning in libraries
Strategic management in libraries
Individual Work Plan (PIT)
Action plan 5H2H
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12980
Issue Date: 20-Feb-2018
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

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