Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12993
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Auristela Rodrigues dos-
dc.date.accessioned2019-01-17T13:08:23Z-
dc.date.available2018-06-12-
dc.date.available2019-01-17T13:08:23Z-
dc.date.issued2018-03-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12993-
dc.description.abstractThis dissertation paper, entitled Professional Education Reform in the Historical Juncture of the Brazilian Civil-military Dictatorship (1964-1985): A study of the discursive representations of Law n. 5692/71, intended to develop a study of the professional education reform, promulgated in the context of the Civil-military dictatorship (1964-1985), aiming to understand the discursive representations of Law n. 5692/71, considering the legal documents and the memories of people who experienced the professional education in the dictatorial scenario. It is a qualitative research, based on the concepts of history, memory, and representation by Roger Chartier (1991). The written and oral sources made possible a hybrid dialogue, in which the Oral history methodology was essential to provide a discussion of the individual and collective memory of this event and to dialogue with the existing documents, arousing reflections about the reform, its proposal and representations. Among the authors studied, we can mention: Germano (2011); Halbwachs (2006); Chartier (1991; 2016); Thompson (1992), among others. It is emphasized that the changes to the National Education Guidelines and Framework Law (Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB) reached the whole nation, and that the associated practices and ideologies were in accordance with the anti-democratic government experienced by the Brazilian society then. In the current study, we realized that the professional education reform was based on the Human Capital Theory, with a technicist proposal that guided the character of the terminality attributed to it. We emphasize the importance of the testimonies of those who experienced this education reform, making it possible to establish a dialogue between the legal documents and the versions of the participants.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosa Sylvana Mousinho (syllmouser@biblioteca.ufpb.br) on 2019-01-17T13:08:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 1572177 bytes, checksum: 6583b43bd6fe2c6ba6531bf183b4150a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-17T13:08:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 1572177 bytes, checksum: 6583b43bd6fe2c6ba6531bf183b4150a (MD5) Previous issue date: 2018-03-14en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectReforma de ensino de 2° graupt_BR
dc.subjectDitadura civil-militarpt_BR
dc.subjectTerminalidade e tecnicismopt_BR
dc.subjectHistória, memórias e representaçõespt_BR
dc.subjectProfessional education reformpt_BR
dc.subjectBrazilian civil-military dictatorshippt_BR
dc.subjectTerminality and technicistpt_BR
dc.subjectHistory, memories and representationspt_BR
dc.subjectHistória da Educaçãopt_BR
dc.titleReforma de ensino de 2º grau na conjuntura histórica da ditadura civil-militar (1964-1985): um estudo sobre as representações discursivas da lei nº 5692/71pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Maria Elizete Guimarães-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6701911861558330pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4404086179610165pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de dissertação, intitulado Reforma de Ensino de 2° grau na Conjuntura Histórica da Ditadura Civil-Militar (1964-1985): um estudo sobre as representações discursivas da lei nº 5692/71, buscou desenvolver um estudo sobre a Reforma de Ensino de 2° grau, promulgada no contexto da Ditadura Civil-Militar (1964-1985), objetivando compreender as representações discursivas da lei n° 5692/71, considerando o texto legal e as memórias dos sujeitos que vivenciaram a experiência educacional do 2° grau profissionalizante no cenário ditatorial. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, que tem como fundamento os conceitos de história, memória, e representação de Roger Chartier (1991). As fontes escritas e orais possibilitaram um diálogo híbrido, em que a metodologia da História Oral foi essencial para que a memória individual e coletiva desse acontecimento fosse problematizada e dialogasse com os documentos existentes, despertando reflexões sobre a reforma, sua proposta e representações. Dentre os autores estudados, podemos citar: Germano (2011); Halbwachs (2006); Chartier (1991; 2016; 1990); Thompson (1992), entre outros. Ressalta-se, que as alterações à LDB foram de alcance nacional, e que as práticas e as ideologias veiculadas estavam de acordo com o regime antidemocrático vivenciado pela sociedade brasileira no período. Pelo estudo realizado, percebeu-se que a Reforma de Ensino de 2° grau fundamentava-se na Teoria do Capital Humano, com uma proposta tecnicista que orientou o caráter da terminalidade a ela atribuído. Destacamos a importância dos depoimentos daqueles que vivenciaram essa reforma de ensino a nível médio, tornando-se possível fazer um diálogo entre o texto legal e as versões dos participantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons