Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13002
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLucena, Rafaela Prima de-
dc.date.accessioned2019-01-18T19:05:40Z-
dc.date.available2019-01-18-
dc.date.available2019-01-18T19:05:40Z-
dc.date.issued2018-06-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13002-
dc.description.abstractThe present piece of research is of descriptive, analytical, quantitative, qualitative and methodological character. It aims to investigate the limits / possibilities of the Gender approach in relation to the fact that the violence against women is carried out in the pedagogical practices of the school as education policy. The methodological course was organized according to the following stages: a qualitative descriptive study, which produced the empirical material by means of reflection workshops and interviews guided by a semistructured interview script; the analysis of the empirical material developed by the Critical Discourse Analysis Technique, which identified the contradictions of the education professionals practices and resulted in the production of the empirical category Gender in the school, a praxis still under construction. The descriptive methodological study consisted of the elaboration of an instrument (test), based on the theoretical reference, the construction of a Concept Map (CM) and the analysis of the empirical category. This test consists of 15 questions (items), each containing three alternatives for the answer. After the development of the instrument, the content validation took place with the participation of four specialists, who analyzed and evaluated the test assigning degree of importance to each question and adequacy of the answers according to the item. Subsequently, the scale was presented with the evaluation indices and the classification categories that, in the future, may be applied with the education professionals and result in praxis change. In order to evaluate the reliability of the test, Cronbach´s Alpha was calculated, which varied between 0.830 and 0.885, thus, revealing that the scale has the potential to guide decision-making.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Flávia Sena da Silva (flaviasena.s@gmail.com) on 2019-01-18T19:05:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 2541579 bytes, checksum: f59e89f78fb6d72acae3c20774b8da94 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-18T19:05:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 2541579 bytes, checksum: f59e89f78fb6d72acae3c20774b8da94 (MD5) Previous issue date: 2018-06-08en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectViolência contra a mulherpt_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPsicometriapt_BR
dc.subjectViolence against womenpt_BR
dc.subjectGender identitypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectPsychometricspt_BR
dc.titleGênero na escola: significados e práticas que realizam o tema como política de educação na rede pública de ensinopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Ana Tereza Medeiros Cavalcanti da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9931973391211710pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9095320935157534pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo é de caráter descritivo, analítico, quantitativo, qualitativo e metodológico que objetiva investigar os limites/possibilidades da abordagem de Gênero, no que se refere à violência contra a mulher ser realizada nas práticas pedagógicas da Escola como política de educação. O percurso metodológico foi organizado nas seguintes etapas: estudo descritivo qualitativo que produziu o material empírico por meio de oficinas de reflexão e de entrevistas orientadas por roteiro de entrevista semiestruturada; a análise do material empírico desenvolvida pela Técnica de Análise Crítica do Discurso que permitiu identificar as contradições das práticas dos profissionais da educação e resultou na produção da categoria empírica Gênero na escola, uma práxis ainda em construção. Já o estudo descritivo metodológico consistiu na elaboração de um instrumento (teste), que foi produzido com base no referencial teórico, na construção de um Mapa Conceitual (MC) e na análise da categoria empírica. Tal teste é constituído por 15 perguntas (itens), cada uma contendo três alternativas para a resposta. Após o desenvolvimento do instrumento, ocorreu a validação de conteúdo com a participação de quatro especialistas, que analisaram e avaliaram o teste atribuindo grau de importância a cada pergunta e adequação das respostas de acordo com o item. Posteriormente, foi realizada a apresentação da escala com os índices avaliativos e as categorias de classificação que, no futuro, poderão ser aplicados com os profissionais da educação e resultar na mudança da práxis. Para avaliar a fidedignidade do teste elaborado, foi calculado o Alpha de Cronbach, que variou entre 0,830 e 0,885, revelando, assim, que a escala possui potencialidades de orientar uma tomada de decisão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exatas e da Saúdept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total2,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons