Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13003
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A prática da formação dos gestores escolares da esfera pública paraibana à luz da reflexividade crítica
metadata.dc.creator: Alves, Thaís Lopes de Lucena
metadata.dc.contributor.advisor1: Bispo, Marcelo de Souza
metadata.dc.description.resumo: O contexto e as diferentes demandas da sociedade fizeram com que sistemas educacionais fossem vistos como organismos vivos marcados por redes dinâmicas de interação social que se relacionam e influenciam direta e indiretamente a atuação dos seus atores (LUCK, 2008). Contudo, fatores como a corrupção e o despreparo dos gestores (públicos e privados) para o gerenciamento eficaz dos recursos financeiros, humanos, tecnológicos e outros na Gestão Escolar intensificam a probabilidade de baixos índices educacionais. Portanto, profissionais qualificados e motivados são importantes para o sucesso do sistema educacional. Sendo assim, a formação dos gestores escolares torna-se fundamental para o alcance da qualidade, e essa formação pode ser melhor desempenhada com o desenvolvimento da reflexividade crítica (CUNLIFFE, 2016). Dessa forma, este estudo tem por objetivo analisar a reflexividade prática dos gestores de escolas públicas na Paraíba acerca das políticas de formação e da prática de gestão no cotidiano. Assim, para cumprir este objetivo, a escolha teórica e metodológica do presente estudo está alicerçada na Reflexividade Prática (CUNLIFFE, 2012, 2016) e sob a lente dos Estudos Baseados em Prática, principalmente na abordagem dos 12 Ps da Prática (ANTONACOPOULOU, 2008, 2016). Considera-se, assim, uma pesquisa de natureza qualitativa, contando metodologicamente com métodos como shadowing, conversas informais, observação participante e entrevista com roteiro semiestruturada, que foram triangulados para composição da análise nas formações realizadas pelo estado da Paraíba e um município do estado e na escola do estudo. Como achados, verifiquei que as formações, tanto no estado quanto no município, precisam ser mais bem planejadas e organizadas para de fato compor uma formação coerente com as novas demandas educacionais e do cotidiano escolar do gestor. Para isso, elaborei uma proposição de como se poderia potencializar a formação dos gestores, formando uma rede integrada de colaboração.
Abstract: The context and the different demands of society have made educational systems were seen as living organisms marked by dynamic networks of social interaction that relate and directly and indirectly influence the performance of their actors (LUCK, 2008). However, factors such as corruption and unpreparedness of managers (public and private) for the effective management of financial, human, technological and other resources in school management intensify the probability of low educational rates. Therefore, qualified and motivated professionals are important to the success of the educational system. Thus, the training of school managers becomes essential for the reach of quality and this training can be better performed with the development of critical reflexivity competence (CUNLIFFE, 2016). Thus, this study aims to analyze the practical reflexivity of managers of public schools in Paraíba on training policies and management practice in daily life. in order to accomplish this objective, the theoretical and methodological choice of the present study is based on Practical Reflexivity (CUNLIFFE, 2012, 2016) and under the lens of Practice Based Studies, mainly in the 12 Ps approach of Practice (ANTONACOPOULOU, 2008, 2016 ). It is considered a qualitative research using methods such as shadowing, informal conversations, participant observation and interview with semi-structured script, which were triangulated for the composition of the analysis in the formations carried out by the State of Paraíba and a municipality of the state and study school. As findings, I verified that both formations in the state and in the municipality need to be better planned and organized to actually compose a formation that is consistent with the new educational demands and the scholarly daily life of the manager. For that, I elaborated a proposal of how one could potentiate the formation of the managers, forming an integrated network of collaboration.
Keywords: Gestão escolar
Formação dos gestores
Reflexividade prática
School management
Training of managers
Practical reflexivity
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Administração
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Administração
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13003
Issue Date: 27-Feb-2018
Appears in Collections:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Arquivototal.pdfArquivo total4,42 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons