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metadata.dc.type: TCC
Title: Estudo dos microrganismos no contexto escolar: Intervenção pedagógica em uma escola estadual do município de João Pessoa – PB.
metadata.dc.creator: Nonato, Nyelson Da Silva.
metadata.dc.contributor.advisor1: Sassi, Cristiane Francisca da Costa.
metadata.dc.description.resumo: A escola é o local onde temos a inserção ao mundo, é nela que nosso aprendizado vai ser desenvolvido para uma futura aplicação. A partir deste, é necessário que os aprendentes tenham acesso a um arcabouço de informações que os situem em um meio que constantemente evolui de forma acelerada. Dentre os vários assuntos que permeiam nosso aprender, a temática dos microrganismos se faz presente e necessária visto que estes estão presentes de forma constante em nosso cotidiano, seja através de alimentos, remédios, combustíveis entre outros. O objetivo geral deste trabalho foi identificar e analisar, a partir de uma rede de significado psicológico, o conhecimento que os aprendentes da EJA (ensino médio), possuem acerca dos microrganismos, com ênfase na cianobactéria do gênero Spirulina. Para o desenvolvimento deste trabalho foram selecionadas duas turmas do Ciclo V, cujo conteúdo referente aos microrganismos, ainda não tinha sido ministrado; e três turmas do Ciclo VI, cujos conteúdos sobre microrganismo já haviam sido ministrados em sala de aula. As atividades foram desenvolvidas durante o período de fevereiro a maio de 2016, através de encontros semanais, e foram divididas em três etapas: (I)- levantamento do conhecimento prévio; (II) intervenções pedagógicas mediante apresentação de palestras e aulas práticas, e (III) levantamento da efetividade das intervenções pedagógicas. As atividades I e III foram desenvolvidas mediante a aplicação de um instrumento para a Rede Semântica Natural (RSN), o qual investigou o significado psicológico das palavras estímulos: Spirulina, Micróbio e Microrganismo. Os resultados obtidos durante a primeira atividade revelaram que independente da turma que foi trabalhada, o conhecimento prévio que os aprendentes tinham acerca dos termos evocados eram confusos, com conotações vagas e negativas. As intervenções pedagógicas propiciaram um melhor entendimento das palavras estímulos que foram evocadas, visto que para os aprendentes do ciclo VI, os termos “Sujeira” e “Verme”, os quais apareceram no primeiro momento como palavras definidoras do termo Micróbio, após as intervenções pedagógicas, desapareceram e foram substituídos por palavras que representam o mundo dos micróbios. Além disso, esses aprendentes entenderam a igualdade com relação à definição de Micróbio e Microrganismo. Isso, no entanto, não foi o que ocorreu com os estudantes do ciclo V, visto que, para estes ainda existem diferenças entre esses termos, sendo o primeiro, na maioria das vezes, definidos por conotações negativas. Com relação à palavra estímulo Spirulina, os aprendentes de ambos os ciclos mostraram que compreenderam melhor este termo, visto que palavras que definiam o formato, taxonomia e as aplicações que essa cianobactéria possui, formaram a rede semântica desses aprendentes. Em linhas gerais, constataram-se as intervenções pedagógicas melhoraram expressivamente a qualidade e amplitude do conhecimento que os aprendentes tinham e, o uso da RSN foi uma poderosa ferramenta para entender o conhecimento cognitivo que o público selecionado trazia consigo, possibilitando compreender quais conceitos deveriam ser melhorados e/ou retrabalhados para se alcançar um melhor aprimoramento no aprendizado.
Abstract: The school is the place where we have to enter the world, it is that our learning will be developed for future application. From this, it is necessary that learners have access to a framework of information that place them in a medium that is constantly evolving at an accelerated rate. Among the various issues that permeate our learning, the theme of microorganisms is present and necessary as these are constantly present in our daily lives, whether through food, medicine, fuel and others. The purpose of this study was to identify and analyze, from a psychological meaning network, the knowledge that learners of EJA (high school), have about microorganisms, emphasizing the cyanobacterium Spirulina genre. For the development of this study were selected two groups of the fifth cycle, the content related to microorganisms, had not yet been given; and three classes of the sixth cycle, the contents of microorganism had been taught in the classroom. The activities were carried out during the period from February to May 2016, through weekly meetings, and were divided into three steps: I) - survey of prior knowledge; II) pedagogical interventions by presenting lectures and practical classes, and III) survey of the effectiveness of educational interventions. The activities I and III were developed through the application of a tool for Natural Semantic Network (NSN), which investigated the psychological stimuli meaning of words, Spirulina, Microorganism and Microbe. The results obtained during the first activity revealed that regardless of the class that was worked, prior knowledge that learners had about the evoked terms were confused with vague and negative connotations. Pedagogical interventions provided a better understanding of the word stimuli that have been mentioned, as for learners of the sixth cycle, the terms "Dirt" and "Worm", which appeared at first as defining words Microbe term after the educational intervention they disappeared and were replaced by the words that represent the world of microbes. Moreover, these learners equal understood with regard to the definition of Microbe and Microorganism. This, however was, not what happened to the students of the fifth cycle, as to these there are still differences between these terms, the first, most often defined by negative connotations. Regarding the word Spirulina stimulus, learners of both cycles showed that understood better this term, as words that defined the format, taxonomy and applications that cyanobacteria have formed the semantic network of these learners. In general, found to pedagogical interventions improved significantly the quality and breadth of knowledge that learners had, and the use of NSN was a powerful tool for understanding the cognitive knowledge that the selected public brought with him, allowing understand what concepts should be improved and/or reworked to achieve a better improvement in learning.
Keywords: Microbiologia
Cianobactéria
Contexto escolar
Educação ambiental
Microbiology
Cyanobacteria
School context
Environmental education
metadata.dc.publisher.department: Biologia
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1302
Issue Date: 27-Sep-2016
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas

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