Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1303
metadata.dc.type: TCC
Title: A contribuição do métdodo TEACCH para o atendimento psicopedagógico
Authors: Araújo, Elisângela do Nascimento de
metadata.dc.creator: Araújo, Elisângela do Nascimento
metadata.dc.description.resumo: Considerando que o autismo é definido como um transtorno invasivo do desenvolvimento e que apresenta comprometimentos em três importantes domínios do desenvolvimento humano: a comunicação, a sociabilização e a imaginação, que como conseqüência apresenta dificuldades de aprendizagem , o presente estudo tem objetivo analisar, sob a perspectiva de um olhar psicopedagógico, a utilização do Método TEACCH como um instrumento de trabalho no atendimento psicopedagógico clínico de uma criança autista. Esta pesquisa consiste em um estudo de caso realizado no Centro de atendimento Psicopedagógico da Universidade Federal da Paraíba, objetivando verificar como atividades estruturadas baseadas no Método TEACCH podem colaborar no processo de aprendizagem de uma criança autista. O estudo foi desenvolvido por meio de uma anamnese e aplicação de atividades estruturadas com a criança em atendimento clínico, demonstrando a importância de se trabalhar com atividades individualmente direcionadas, através do Método TEACCH, caracterizado pela maior atenção dispensada à criança autista, proporcionando melhores resultados no que se refere ao seu desenvolvimento e aprendizagem. A criança demonstrou progresso em diversos aspectos, como nas atividades da vida diária e prática, obtendo maior independência na relação social e familiar, visto que se constata a eficácia do Método TEACCH quando trabalhado em parceria com a família no que diz respeito à necessidade de se desenvolver a autonomia da criança.
Abstract: Whereas autism is defined as a pervasive developmental disorder and presenting commitments in three major areas of human development: communication, socialization and imagination, which result in learning difficulties, this study has aimed to analyze, under the prospect of a Psychopedagogic look, using the TEACCH Method as a tool in clinical Psychopedagogic care of an autistic child. This research consists of a case study conducted in Psychopedagogic Care Center at the Federal University of Paraiba in order to verify how structured activities based on TEACCH Method can collaborate in the learning process of an autistic child. The study was conducted through an interview and application of structured activities with the child in clinical care, demonstrating the importance of working with individually targeted activities through the TEACCH Method, characterized by greater attention given to autistic children, providing better results As regards the development and learning. The child demonstrated progress in several aspects, such as activities of daily life and practice, achieving greater independence in social and family relationships, as noted the effectiveness of the TEACCH Method when working in partnership with the family with regard to the need to develop the child's autonomy.
Keywords: Autismo
Aprendizagem
Método Teacch
Autism
Learning
TEACCH Method
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1303
Issue Date: 27-Sep-2016
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENA27092016636.85 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.