Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1305
metadata.dc.type: TCC
Title: A intervenção psicopedagógica: um estudo de caso de uma criança com espectro autista
metadata.dc.creator: Lima, Gabriella Dias de
metadata.dc.contributor.advisor1: Barbosa, Adriana de Andrade Gaião e
metadata.dc.description.resumo: A intervenção psicopedagógica é um agente primordial para o desenvolviment o evolutivo das crianças com o Espectro Autista. Partindo desta perspectiva o objetivo principal deste estudo consiste em descrever um trabalho de intervenção psicopedagógica e analisar as contribuições trazidas pelo mesmo no desenvolvimento do processo de aprendizagem de uma criança em atendimento. Especificamente, pretende-se conhecer as intervenções que propiciam um melhor desenvolvimento das habilidades prejudicadas pelo transtorno e as que favorecem aque las que se encontram em bom desenvolvimento. O presente estudo contou com a participação de uma criança da cidade de João Pessoa, na Paraíba, diagnosticada com o Transtorno do Espectro Autista com queixa de dificuldades em relação à motricidade, leitura, escrita e a falta de interesse em aprender. Foram utilizados instrumentos como anamnese, caderno de bordo, jogos psicopedagógicos, atividades de leitura e escrita, entre outros. A criança apresentou êxito em uma grande maioria das atividades realizadas nos atendimentos, apresentando resultados bastante sa tisfatórios. Os dados foram analisados de forma qualitativa por meio de um relatório o qual apresenta uma análise individual da criança, salientando os seus êxitos e insucessos no decorrer dos atendimentos.
Abstract: The psychopedagogical intervention is a primordial agent to the evolutional development of children with autistic spectrum disorder. Having said that, this study is aimed at not only outlining a psychopedagogical intervention and analyzing its outcomes to the learning development process of an assisted child but also getting to know the set of interventions which promote better development of impaired skills caused by the disorder and those which benefits the fully developed ones. This case study had as its participant a child from João Pessoa, in the state of Paraíba, diagnosed with autistic spectrum disorder presenting difficul ty in motricity, reading and writing as well as lack of interest in learning. Some of the instruments used throughout the intervention were anamnesis, log book, psychopedagogical games and reading and writing activities. The child showed a great performance and satisfactory results in mostly all activities undertaken during the assistance period. The data undergone a qualitative analysis by means of an individual report of the assisted child, highlighting his successes and failures throughout the assistance period,
Keywords: Autismo
Aprendizagem
Intervenção psicopedagógica
Psychopedagogical intervention
Autistic spectrum disorder
Learning
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1305
Issue Date: 27-Sep-2016
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GDL27092016474,1 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.