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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13056
Tipo: | Dissertação |
Título: | Jogos tradicionais e percepção ecológica das cores nas aulas de educação física |
Autor(es): | Araújo, Kelly Cristina Alves de |
Primeiro Orientador: | Silva, Pierre Normando Gomes da |
Resumo: | Trata-se de uma pesquisa do tipo participante, com abordagem analítica dos dados que apresenta os resultados do Programa de Jogos Sensoriais para a Educação Infantil (PROJSEI), com enfoque na percepção visual, com trinta crianças de quatro e cinco anos, estudantes da educação infantil de duas turmas da escola de educação básica da Universidade Federal da Paraíba. O objetivo foi analisar como a percepção ecológica das cores afeta a percepção-ação no jogo. O PROJSEI jogos visuais foi ministrado em doze aulas para cada turma, cada aula com uma hora de duração em um período de dois meses. A proposta de intervenção na escola cumpriu as seguintes etapas: a) “Apresentação”, em que o projeto de pesquisa foi apresentado à coordenação pedagógica e as professoras das turmas, para que pudessem ter acesso ao cronograma de aulas e a documentação; b) “Avaliação”, nesse momento as crianças foram observadas nas situações de movimento, quais jogos elas brincavam, quais os espaços da escola que elas mais utilizavam, tendo como subsídio para esse processo um roteiro de observação; c) “Conversação”, elaborou um roteiro de entrevista semiestruturada em que, a partir de um passeio pelas dependências da escola, com o auxílio de uma filmadora portátil para o devido registro, íamos entrevistando as crianças com a finalidade de conhecermos a rotina delas na escola; d) “Realização”, em que foram realizadas as aulas propriamente ditas, buscando integrar todos os alunos, a partir da estrutura de aula-laboratório da Pedagogia da Corporeidade que é uma teoria-metodológica para a educação física, que compreende as situações de movimento como possibilidade para a experiência do brincar em suas dimensões artística, educativa e terapêutica, objetivando favorecer a reconfiguração existencial para um modo de viver mais criativo. Para demonstrar com mais precisão os resultados do PROJSEI jogos visuais, o roteiro de observação serviu de instrumento para separarmos as aulas em três fases: reconhecimento, de intervenção I e de intervenção II, organizando melhor as unidades de contexto nas fases e desenvolvendo as possibilidades apresentadas nas unidades de registro; as aulas ocorreram duas vezes por semana, sendo distribuídas duas aulas para a fase de reconhecimento, cinco aulas para a fase de intervenção I e cinco aulas para a fase de intervenção II. Para análise dos dados utilizamos a análise de conteúdo categorial e a discussão a partir da teoria ecológica gibsoniana. Os resultados da intervenção e análise dos dados estão apresentados no artigo 1 “ A percepção-ação nas aulas de Educação física: uma análise a partir da movimentação das crianças nos jogos” em que analisamos, nos jogos aplicados, as possibilidades de movimentação, como também as possibilidades que surgiram entre o agente (criança) e o ambiente ( escola ) constituindo affordances, e no artigo 2 “As possibilidades de ação por meio da percepção ecológica das cores nas aulas de educação física”, percebendo como os alunos exploraram o ambiente utilizando os objetos disponíveis e as cores no espaço favorecendo novas ações nas aulas. |
Abstract: | This is a participatory type of research, with an analytical approach to the data that presents the results of the Program of Sensory Games for Early Childhood Education (PROJSEI), with a focus on visual perception, with thirty children aged four and five years old, from students of elementary school of the Federal University of Paraíba. The goal was to analyze the influence of colors in the change of the perception. The PROJSEI Sensory Games was taught in twelve lessons for each class, each course lasting one hour in a total period of two months. The intervention proposal in the school fulfilled the following steps: a) "Presentation", in which the research project was presented to the pedagogical coordination and to the teachers of the classes, so that they could have access to the class schedule and the documentation; b) "Evaluation", at this stage, the children were observed in the movement situations, which games they played, what spaces of the school they used the most, having as a subsidy for this process a roadmap of observation; c) "Conversation", we elaborated a semi-structured interview script in which, from a walk through the school premises, with the aid of a portable camcorder for the proper registration, we were interviewing the children with the purpose of knowing their routine in the school; d) "Realization", in which the actual classes were carried out, seeking to integrate all the students, based on the laboratory-class structured of the Corpodeity Pedagogy which is a pedagogical proposal for physical education, in which the game is understood as a movement situation with possibility to the experience of playing in artistic, educative and therapeutic dimensions aiming to encourage the existential rewriting for a more creative way of life. In order to more accurately evaluate the results of PROJSEI sensory games, the observation script served as an instrument to separate the classes into three phases: recognition, intervention I and intervention II, better organizing the units context in the phases and developing the possibilities presented in the registration units; the classes took place twice a week, two classes were distributed for the recognition phase, five classes for the intervention phase I and five classes for the intervention phase II. To analyze the data, we used content analysis and discussion based on Gibsonian ecological theory. The results of the intervention and analysis of the data are presented in article 1 "Perception-action in Physical Education classes: an analysis from the movements of children in games" in which we analyze, in applied games, the possibilities of movement in the game, as well as the possibilities that arose between the agent (child) and the environment (school) constituting affordances, and in article 2 "The movements created through the ecological perception of colors in physical education classes", realizing how the students explored the environment using the available objects and colors in space to facilitate and create new actions in class. |
Palavras-chave: | Educação física Percepção visual Cores Jogo Corporeidade Physical education Visual perception Colors Game Corporeity |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação Física |
Programa: | Centro de Ciências da Saúde (CCS) - Programa Associado de Pós Graduação em Educação Física (UPE/UFPB) |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13056 |
Data do documento: | 26-Abr-2018 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências da Saúde (CCS) - Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UPE/UFPB) |
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