Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1306
metadata.dc.type: TCC
Title: Ludicidade no processo de aprendizagem: relato de professores sobre o lúdico em sala de aula
metadata.dc.creator: Alencar, Germana de Souza Bezerra
metadata.dc.contributor.advisor1: Escarião, Andréia Dutra
metadata.dc.description.resumo: A atividade lúdica é um recurso que contribui de forma significativa na aquisição e construção de conhecimento. Diante desse panorama o presente estudo tem como objetivo geral verificar as opiniões dos professores sobre o lúdico e como fazem uso deste em sala de aula. Especificamente, busca-se identificar se existe alguma e quais as dificuldades encontradas na aplicação de atividades lúdicas; Observar se a escola disponibiliza materiais para trabalhar o lúdico; Descrever qual a reação dos alunos diante das ações lúdicas segundo o professor; e por fim, relatar as contribuições do lúdico para o rendimento e interesse dos alunos.Desse modo utilizou-se uma pesquisa de campo de caráter quantitativo e qualitativo, tendo como instrumento de coletas de dados um questionário com 28 questões no total, sendo 04(quatro) questões abertas e 14 (catorze) fechadas destinadas a 17 (dezessete) professores que atuam no 1º ano fundamental nas escolas da rede pública e privada da cidade de João Pessoa. Os dados foram analisados qualitativa e quantitativa mente e confirmaram que o uso do lúdico em sala de aula é de fato uma necessidade para a educação, que trás ganhos ignificativos para o processo de aprendizagem e que os professores participantes, oncordam de maneira unânime com essa verdade.
Abstract: he playful activity is a great feature that makes a significant contribution in the acquisition and construction of knowledge. Against this background the present study has the general objective to verify the teachers' opinions on the playful and how to make use of this in the classroom. Specifically, it seeks to analyze the results of public and private schools tests; Identify if there are and what difficulties encountered in implementation of recreational activities; Observe whether the school offers materials to work the playful; Describe what the reaction of the students before the playful actions according to Professor; and finally, report the playful contributions to income and interest of students. Thus we used a quantitative and qualitative field research, with the data collection instrument a questionnaire with 28 questions in total, with 04 (four) open questions and fourteen (14) closed designed to twenty (20) teachers operating in the 1 key year in schools of public and private network of the city of João Pessoa. Data were analyzed qualitatively and quantitatively and confirmed that the use of playfulness in the classroom is indeed a need for education, which brings significant gains for the learning process.
Keywords: Ludicidade
Aprendizagem
Ensino fundamental
Playful
Learning
Teachers
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1306
Issue Date: 27-Sep-2016
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GSBA27092016578.23 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.