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metadata.dc.type: Dissertação
Title: O universo infantil e escolar em poesias infantis, de Olavo Bilac
metadata.dc.creator: Silva, Ana Paula Serafim Marques da
metadata.dc.contributor.advisor1: Segabinazi , Daniela Maria
metadata.dc.description.resumo: Realizamos este trabalho com o objetivo de averiguar, além da representação do espaço escolar e a disseminação de valores vinculados à Primeira República no Brasil (18891930), o comparecimento de um cuidado estético voltado para a formação e o deleite do leitor mirim, na obra poética Poesias infantis (1904), do escritor fluminense Olavo Bilac. Consagrando o discurso poético infantil brasileiro, a coletânea, que foi escrita, arquitetada e publicada para fins escolares, abarca os valores socioculturais e pedagógicos propagados durante a implantação do regime republicano brasileiro, os contornos da nossa educação, a valorização da memória nacional e as marcas do início da literatura infantil escolar. Uma pesquisa mergulhada no livro, de caráter bibliográfico, documental e interpretativo, que buscou examinar em alguns poemas, ilustrações e fábulas a formação intelectual, estética e cultural do público infantil e juvenil no final do século XIX e no início do XX. Para isso, investigamos os fatos sociais, políticos e culturais que envolveram a origem da literatura para crianças, apresentando, sobretudo, a produção em verso no contexto nacional. Ainda exploramos aspectos temáticos e formais das fábulas presentes na seleta, buscando entender a inserção de mais um gênero didático poético, que converge com a intenção educativa e literária do corpus. Reconhecemos, ao longo da pesquisa, o propósito utilitário a que serviu o impresso e que, em meio ao ideário pedagógico, há poemas que se desprendem do pragmatismo contido no exemplar, deixando transparecer o lirismo e o estético como único motivo de apreciação, possibilitando aos seus leitores o contato com outras formas de artes, como o teatro e a dança. Para embasar o nosso trabalho, nos valemos principalmente de Coelho (2000; 2010), Arroyo (1952; 2011), Lajolo (1982), Pinheiro Alves (2012) e Lajolo & Zilberman (1987), considerando o contexto de produção da obra e sua relação com o público-alvo.
Abstract: In addition to the representation of the school space and the dissemination of values linked to the First Republic in Brazil (1889-1930), the aim of this study was to investigate the attendance of aesthetic care aimed at the formation and delight of the young reader in poetic work Poesias infantis (1904), by the fluminense writer Olavo Bilac. Consecrating the Brazilian poetic discourse, the collection, which was written, architected and published for school purposes, encompasses the sociocultural and pedagogical values propagated during the implantation of the Brazilian republican regime, the contours of our education, the valorization of the national memory and the marks early childhood literature. A bibliographic, documentary and interpretative research, which sought to examine in some poems, illustrations and fables the intellectual, aesthetic and cultural formation of the children and youth public in the late nineteenth and early twentieth centuries. For this, we investigated the social, political and cultural facts that involved the origin of literature for children, presenting, above all, verse production in the national context. We also explore thematic and formal aspects of the fables present in the selection, trying to understand the insertion of another poetic didactic genre, which converges with the educational and literary intention of the corpus. We recognize, throughout the research, the utilitarian purpose of the print and that, in the midst of the pedagogical ideology, there are poems that detach themselves from the pragmatism contained in the copy, revealing lyricism and aesthetic as the sole reason for appreciation, its readers contact with other forms of arts, such as theater and dance. In order to base our work, we mainly use Coelho (2000; 2010), Arroyo (1952; 2011), Lajolo (1982), Pinheiro Alves (2012) and Lajolo & Zilberman (1987) relationship with the target audience.
Keywords: Olavo Bilac
Literatura infantil brasileira
Poesia infantil
Fábula
Entresséculos
Olavo Bilac
Brazilian children's literature
Children's poetry
Fable
Between centuries
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13072
Issue Date: 20-Feb-2018
Appears in Collections:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

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