Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1308
metadata.dc.type: TCC
Title: Contribuições das ações psicopedagógicas em uma criança com características de espectro autista: um estudo de caso
metadata.dc.creator: Medeiros, Ingrid Marcelly Brito
metadata.dc.contributor.advisor1: Barbosa, Adriana de andrade Gaião e
metadata.dc.description.resumo: Apesar das tecnologias e de grandes estudos na área da medicina, notadamente na área da psicopatologia infanto-juvenil, ainda, nos dias atuais, não temos estudos que descrevam e tragam conceitos e estratégias que favoreçam o desenvolvimento de uma criança com o Espectro Autista. Vários estudiosos se debruçam sobre os possíveis fatores etiológicos, mas sabemos bem pouco quais os são. Conhecemos apenas, os malefícios e danos causados a criança e aos seus familiares, repercutindo no desenvolvimento social, acadêmico e afetivo dos acometidos por este grande mal. Dessa forma, o presente trabalho versa sobre as possíveis contribuições das ações psicopedagógicas em uma criança com suspeita de Transtorno do Espectro Autista, buscando informar e trabalhar com estratégias que a psicopedagogia faz uso para minimizar os prejuízos e facilitar um melhor desenvolvimento das atividades de vida diária e escolares da criança.O presente estudo contou com a participação de J.C.T. B, de 7 anos do sexo masculino, cujo a demanda inicial foi de déficit na leitura, escrita, coordenação motora e dificuldade no estabelecimento de vínculos sociais. A partir das sessões foram observados os seguintes aspectos: processos de aprendizagem, nível cognitvo e os vínculos sociais. O processo avaliativo e interventivo psicopedagógico favoreceu o desenvolvimento do paciente através de estratégias psicopedagógicas, ainda que com algumas regressões.
Abstract: Despite the technology and large studies in medicine, notably in the area of child and adolescent psychopathology, even nowadays, we have no studiesthat describe and bring concepts and strategies that enhance the development of a child with ASD. Several scholars have addressed the possible etiologic factors, but we know very little about what they are. We only know the harm and damage caused to children and their families, reflecting the social, academic and emotional aspects that are affected by this illness. Thus, this paper deals with the possible contributions of psycho-pedagogical actions in a child with suspected Autism Spectrum Disorder, seeking to inform and work on strategies that educational psychology uses to minimize the damage and facilitate a better development of the child's daily school life and activities. This study had the participation of J.C.T .B, a 7 year old male, whose initial demand was deficit in reading, writing, motor coordination and difficulty in establishing social ties. From the sessions, the following aspects were observed: learning processes, cognitive level and social ties. The evaluation process and intervening psychofavored the development of the patient through psycho strategies, but with some regressions.
Keywords: Autismo
Aprendizagem
Intervenção psicopedagógica
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1308
Issue Date: 27-Sep-2016
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IMBM27092016652,2 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.