Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13111
Tipo: Dissertação
Título: Proposição de um modelo de avaliação dos atributos de criação de valor na colaboração entre NPO e business
Autor(es): Soares, Felipe Alves de Oliveira
Primeiro Orientador: Gohr, Cláudia Fabiana
Resumo: O número de organizações NPOs (Nonprofit Organizations) tem crescido nas últimas décadas no cenário brasileiro e têm se tornado atores importantes na política global, social, econômica e no ambiente dos negócios. Parcerias intersetoriais e, em particular a colaboração entre NPOs e empresas privadas (business), tem aumentado significativamente e é considerada por acadêmicos e profissionais como um veículo incontornável e poderoso para criar valor (benefícios) para ambos os parceiros. Este trabalho tem como objetivo propor um modelo de avaliação dos atributos de criação de valor na colaboração entre NPOs e business. Para a elaboração do modelo utilizou-se uma ferramenta denominada de graph theoretic approach. Para determinar a relação entre os atributos e entre os sub-atributos da criação de valor nesse tipo de parceria foi utilizado o método Delphi, permitindo que o modelo seja aplicado para determinar o índice de criação de valor em qualquer tipo de parceria entre uma NPO e business. Para sua validação, o modelo foi aplicado em cinco organizações que possuíam este tipo de parceria intersetorial. Como resultado, verificou-se que o modelo pode ser aplicável a qualquer parceria entre NPO e business, é flexível caso se deseje inserir atributos e subatributos de criação de valor específicos à parceria que está sendo avaliada. O modelo também é capaz de quantificar aspectos qualitativos, gerando um índice de criação de valor, se mostrando uma ferramenta de tomada decisão gerencial que permite atuar de forma pontual nos aspectos que forem avaliados com nível de desempenho baixo ou média nas parcerias. Com relação à aplicação do modelo, observou-se que as NPOs obtiveram um alto índice de criação de valor em suas parcerias com business, enquanto índices médios de criação de valor foram gerados para as parcerias das business com NPOs. Esta pesquisa apresentou contribuições teóricas, como avanços no conhecimento sobre a criação de valor neste tipo de parceria; e práticas, pois além do modelo ser genérico, podendo ser aplicado em diferentes tipos de parcerias entre NPO e business, ele se apresenta como uma ferramenta de apoio à tomada de decisão que pode potencializar os benefícios mútuos em uma parceria intersetorial.
Abstract: The number of non-profit organizations (NPO) has grown in the last decades in Brazil and has become important players in global politics, social, economic and non-business environment. Cross-sector partnerships and, in particular, business non-profit partnerships, have played an important role and it is considered by academics and professionals as an inescapable and powerful vehicle to create value for both partners. This dissertation aims to propose a multiattribute framework to evaluate the value creation in collaboration between NPOs and businesses. The Graphs Theoretical Approach was used to elaborate the framework. The Delphi method was used in order to determine the relationships among the attributes and the sub-attributes of value creation, so the framework can be applied to any kind of business nonprofit partnership. In order to validate the framework five organizations involved in this type of cross-sector partnership, where evaluated in the value creation perspective. As a result, it has been verified that the framework can be applied in any business non-profit partnership. Besides, it is flexible to insert other attributes and sub-attributes of value creation, considering the context of the partnership. The framework is able to quantify the qualitative aspects, generating an index of value creation, presenting a managerial decision-making tool that allows acting in the sub-attributes judged with a low or medium level of performance in the partnerships. By applying the framework, it was verified that the NPOs obtained a high level of value creation in the collaboration with the businesses, while the business obtained a medium level of value creation in their collaboration with NPOs. This research contributed to the advancement of knowledge about value creation in business non-profit partnerships. As the framework is generic, it can be applied in any type of partnerships between NPO and business, and it presents itself as a tool to support decision-making that can enhance the mutual benefits in the partnership.
Palavras-chave: Criação de valor
Colaboração
Nonprofit organizations
Business
Graph theoretic approach
Value creation
Collaboration
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia de Produção
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13111
Data do documento: 12-Jun-2018
Aparece nas coleções:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total4,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons