Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13115
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Análise da polivalência em células de manufatura e sua relação com a qualidade e a produtividade: estudo de caso em uma empresa do setor calçadista
metadata.dc.creator: Alencar, Francisca Alixandrina Leonardo
metadata.dc.contributor.advisor1: Gomes, Maria de Lourdes Barreto
metadata.dc.description.resumo: Para promover uma força de trabalho multiqualificada e flexível, as empresas com fluxos contínuos em células de manufatura aplicam a polivalência, meio utilizado capaz de impulsionar o conhecimento e as habilidades dos trabalhadores. Esta dissertação aborda esta questão ao identificar o perfil de polivalência em células de manufatura de uma unidade do setor calçadista e sua relação com indicadores de qualidade e produtividade. Para atingir tal objetivo, utilizou-se uma abordagem quali-quantitativa com caráter de pesquisa descritiva e exploratória, definindo primeiramente uma estrutura conceitual e selecionando na literatura parâmetros para avaliação da polivalência. Com base nesses parâmetros, é construído o perfil de polivalência das células de manufatura e através do coeficiente de Spearman correlaciona o perfil de polivalência aos indicadores de qualidade por First-time-through (FTT) e produtividade por mão de obra. De acordo com os resultados obtidos foi possível identificar os indicadores com as maiores e menores pontuações no perfil de polivalência dos grupos de células estudados. Identificou-se também uma correlação muito baixa entre a polivalência e a qualidade e entre a polivalência e produtividade, concluindo que nas células estudadas não existe ligação entre o perfil de polivalência e a produtividade, assim como entre o perfil de polivalência e a qualidade. Todavia, outros aspectos podem estar influenciando este resultado, como a falta de uma programação para o balanceamento das linhas produtivas em baixa demanda e a rotação dos operadores entre os postos e entre as células.
Abstract: To promote a multi-skilled and flexible workforce, companies with continuous flows into manufacturing cells apply polyvalence, a means of leveraging workers' knowledge and skills. In this context, the objective of this dissertation is to identify the polyvalence profile in manufacturing cells of a unit of the footwear sector and its relationship with indicators of quality and productivity. To achieve this objective, a qualitative-quantitative approach was used as a descriptive and exploratory research, first defining a conceptual framework and selecting parameters in the literature for evaluation of polyvalence. Based on these parameters, the polyvalence profile of the manufacturing cells is constructed and the Spearman coefficient correlates the polyvalence profile to the quality indicators by First-timethrough (FTT) and productivity per manpower. According to the results, it was possible to verify the indicators with the highest and lowest scores in the polyvalence profile of the groups of cells studied. There was also a very low correlation between polyvalence and quality and between polyvalency and productivity, concluding that in the cells studied there is no link between polyvalence profile and productivity, as well as between polyvalence profile and quality. However, other aspects may be influencing this result, such as the lack of programming for the balancing of production lines in low demand and the rotation of the operators between the stations and between the cells.
Keywords: Polivalência
Células de manufatura
Qualidade
Produtividade
Polyvalence
Manufacturing cells
Quality
Productivity
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Engenharia de Produção
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13115
Issue Date: 29-Sep-2017
Appears in Collections:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Arquivototal.pdfArquivo total2,8 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons