Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13117
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCampos, Clériston Cavalcanti-
dc.date.accessioned2019-01-28T21:16:28Z-
dc.date.available2019-01-28-
dc.date.available2019-01-28T21:16:28Z-
dc.date.issued2018-06-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13117-
dc.description.abstractThis research aims at analyzing student assistance actions within the Vidal de Negreiros Agricultural College (CAVN), that makes part of The Human, Social and Agrarian Sciences Center (CCHSA) of the Federal University of Paraíba (UFPB), regarding the school evasion of its students. This work, while investigating the demands of these high school students (set on classroom technical education), describes the perspectives of the school directors and those of the students themselves on the effectiveness and consolidation of an internal program for student assistance, having as conceptual reference the horizon of rights that the PNAES grants to higher education. This research is primarily based on qualitative premises, but it also uses of quantitative subsidies, typified as exploratory and documentary, with the use of the case study, since it deals with the reality of a singular institution. The data were collected with the help of a semi-structured interview with the school directors of Vidal de Negreiros Agricultural College, and a questionnaire applied for students attending the student assistance actions, enrolled in technical courses integrated to High School. Relating the school directors? answers as well as those of the students', to the semi-structured interviews, by means of the application of questionnaires, together with the collected documents, tables and interpretative correlations about the collected data were elaborated. As for the student assistance actions carried out in CAVN, it may be said that they cope with students? evasion, throughout a bundle of student assistance services, although not enough yet to solve the evasion problem then presented.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2019-01-28T21:16:28Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 2510935 bytes, checksum: d754960a74ab74a28f88b06755af58c8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-28T21:16:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 2510935 bytes, checksum: d754960a74ab74a28f88b06755af58c8 (MD5) Previous issue date: 2018-06-18en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAssistência estudantilpt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectColégio Agrícola Vidal de Negreirospt_BR
dc.subjectStudent assistancept_BR
dc.subjectSchool evasionpt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectVidal de Negreiros Collegept_BR
dc.titlePara além dos Marcos regulatórios: a assistência estudantil no Colégio Agrícola Vidal de Negreiros, mares nunca antes navegadospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Bernardina Maria Juvenal Freire de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0252677389291551pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2003688592130322pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa objetiva analisar as ações de assistência estudantil no âmbito do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no tocante à evasão escolar de seus discentes. O trabalho, ao investigar as demandas dos estudantes do ensino médio profissionalizante presencial com relação às ações assistenciais institucionais, descreve as perspectivas dos gestores e dos próprios alunos sobre a importância da efetivação e da consolidação de um programa interno de assistência estudantil, tendo como referência conceitual o horizonte de direitos que o PNAES assegura ao ensino superior. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, contudo são utilizados subsídios quantitativos. A pesquisa é tipificada como de tipo exploratória e documental, com a utilização do estudo de caso, pois se trata da realidade de uma instituição singular. A coleta de dados se dá por meio de entrevista semiestruturada com os gestores do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros e de questionário para os alunos sondados, sendo estes atendidos nas ações de assistência estudantil, além do fato de serem matriculados em cursos técnicos integrados ao ensino médio presencial. Relacionando as bases teóricas e históricas do tema com as respostas dos gestores, obtidas em entrevistas semiestruturadas, e dos alunos, obtidas por meio da aplicação de questionários, além dos documentos coletados, foram elaborados quadros e correlações interpretativas acerca dos dados colhidos. Quanto às ações de assistência estudantil, efetivadas no CAVN, pode-se dizer que elas estão relacionadas ao enfrentamento à evasão escolar dos discentes, culminando em um bojo de serviços de assistência estudantil, embora ainda insuficientes para a resolução do problema em tela.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total2,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons