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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13119
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Analucia Cruz de-
dc.date.accessioned2019-01-29T11:56:11Z-
dc.date.available2018-11-22-
dc.date.available2019-01-29T11:56:11Z-
dc.date.issued2018-11-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13119-
dc.description.abstractThis work of course conclusion addressed the storytelling in the context of Early Childhood Education, seeking to understand how the storytelling can favor the process of integral development of the child of the field, based on their specificities and cultures. In order to do so, it had as its general objective: to highlight the importance of storytelling in children's education in the countryside and its implications for the integral development of the child. And as specific objectives: to promote storytelling in Early Childhood Education, considering the specifics of the child in the field and to develop storytelling practices that value the integration between children's learning, creativity and sensitivity, based on the particularities of the reality of the field. Methodologically, this is a field research of qualitative approach and descriptive procedures. To collect data, we used bibliographical and documentary research, which served as a theoretical basis for the work, direct participant observation, storytelling, field diary. The data are presented in the form of an experience report, and their analysis started from the interdisciplinary dialogue. The research field was the Municipal School of Primary Education Maraú, in the municipality of Sapé / PB, more precisely in the class of the second year of nursery school in the afternoon shift, the participants were 19 male and female children aged 4 to 5 years of age. It is concluded that storytelling within the perspective of Early Childhood Education gives children the development of the imagination through their own conceptions of the world. In this view, children understand that they must assume a behavior of listeners and critics, in a dynamic composed of sounds and movements, between production, improvisation and recognition and the interpretation of ideas until their materialization in new compositions and stories.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-01-29T11:56:11Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ACS22112018.pdf: 1698696 bytes, checksum: 4dd4a9e5646f223f8ac436ecf87be02c (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectContação de históriapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEscola do campopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.titleContação de história na escola do campo: do imaginário ao desenvolvimento infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Coelho, Fernanda Mendes Cabral Albuquerque-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso abordou a contação de histórias no contexto da Educação Infantil, buscando perceber como a contação de histórias pode favorecer o processo de desenvolvimento integral da criança do campo, a partir de suas especificidades e culturas. Para tanto, teve como objetivo geral: destacar a importância da contação de histórias na Educação Infantil do campo e suas implicações para o desenvolvimento integral da criança. E como objetivos específicos: promover a contação de história na Educação Infantil, considerando as especificidades da criança do campo e desenvolver práticas de contação de histórias que valorizassem a integração entre aprendizagem, criatividade e sensibilidade das crianças a partir das particularidades da realidade do campo. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa e procedimentos descritivos. Para coleta de dados foram utilizados a pesquisa bibliográfica e documental, que serviu de embasamento teórico para o trabalho, a observação direta participante, contação de histórias, diário de campo. Os dados estão apresentados em forma de relato de experiência, e suas análises partiram do diálogo interdisciplinar. O campo de pesquisa foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Maraú, no município de Sapé/PB, mais precisamente na turma do 2o ano do ensino infantil no turno da tarde, os participantes foram 19 crianças do sexo feminino e masculino com faixa etária. Conclui-se que a contação de histórias dentro da perspectiva da Educação Infantil proporciona às crianças o desenvolvimento da imaginação, criatividade, linguagem oral, letramento entre outros, mediantes as suas próprias concepções do mundo. Nesta visão, as crianças compreendem que devem assumir um comportamento de ouvintes e críticos, numa dinâmica constituída de sons e movimentos, entre produção, improviso e reconhecimento e a interpretação das ideias até a sua materialização em novas composições e histórias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

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