Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13125
Tipo: TCC
Título: Os conceitos matemáticos na educação infantil concepções e práticas a partir da BNCC: uma experiência numa escola do campo
Autor(es): Oliveira, Emmanuelly Fernanda Melo de
Primeiro Orientador: Coelho, Fernanda Mendes Cabral Albuquerque
Resumo: Este estudo trata das concepções e práticas do ensino de Matemática na Educação Infantil a partir das orientações da BNCC em diálogo com as especificidades das crianças e sua realidade no contexto da Educação do Campo. Para tanto, teve como objetivo geral: investigar como as crianças de 4 a 6 anos desenvolvem os conceitos matemáticos no contexto da Educação Infantil em uma escola do campo no Município do Conde/PB. E como objetivos específicos, discutir o ensino da matemática na Educação Infantil a partir dos pressupostos teóricos e práticos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); estimular o conhecimento matemático a partir das orientações propostas pela BNCC, considerando, sobretudo as especificidades da cultura local; desenvolver práticas pedagógicas junto às crianças de 4 a 6 anos que estimulem o conhecimento matemático estando coerente com as políticas educacionais direcionadas à Educação Infantil. Caracteriza-se como uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa e análise descritiva. Utilizou como instrumentos de coleta de dados, a pesquisa documental, a observação direta e participante através de intervenções pedagógicas e o relato de experiência registrado em diário de campo e uso de fotografias. A pesquisa foi realizada junto a crianças de 4 a 6 anos que compõem a turma do infantil IV na Escola José Albino Pimentel, que fica localizada no Município Conde/PB. Esse trabalho contribui, de forma incipiente, para transformar o atual panorama da referida escola, na medida em que ressaltamos o debate, fundado nos documentos e referenciais teóricos, e que no contato com o cotidiano da Escola, revela as dificuldades que os profissionais e as crianças enfrentam no contexto dessa instituição. Através das atividades elaboradas, esse trabalho pode motivar os professores (as) a buscarem nos materiais que estão ao seu alcance, novas estratégias de ensino para enriquecer suas aulas e favorecer um desenvolvimento infantil pleno. O ensino de Matemática na Educação Infantil deve ser entendido como uma proposta contextualizada, lúdica e planejada conforme os objetivos de aprendizagem e campos de experiências nos quais as ações pedagógicas se constituem. Além disso, a matemática no cotidiano da Educação Infantil é de suma importância para o desenvolvimento do raciocínio lógico da criança, devendo ser trabalhado de forma interdisciplinar e transversal, considerando a realidade do educando e se interligando às demais áreas do conhecimento como a cultura, a arte, o brincar e a brincadeira.
Abstract: This study deals with the conceptions and practices of Mathematics teaching in Early Childhood Education based on BNCC guidelines in dialogue with the specifics of children and their reality in the context of Field Education. For that, it had as general objective: to investigate how children from 4 to 6 years old develop mathematical concepts in the context of Early Childhood Education in a rural school in the Municipality of Conde / PB. And as specific objectives, to discuss the teaching of mathematics in Early Childhood Education from the theoretical and practical assumptions of the National Curricular Common Base (BNCC); stimulate mathematical knowledge based on the guidelines proposed by the BNCC, considering, above all, the specificities of the local culture; to develop pedagogical practices among children from 4 to 6 years old who stimulate the mathematical knowledge being coherent with the educational policies directed to Early Childhood Education. It is characterized as a field research of qualitative approach and descriptive analysis. It used as data collection instruments, documentary research, direct observation and participant through pedagogical interventions and the experience report recorded in field diary and use of photographs. The research was carried out with children from 4 to 6 years of age who make up the group of children IV at the Escola José Albino Pimentel, which is located in the municipality of Conde / PB. This work contributes, in an incipient way, to transform the current panorama of this school, in that we highlight the debate, based on the theoretical documents and references, and that in the contact with the daily life of the School, reveals the difficulties that professionals and children in the context of this institution. Through the activities elaborated, this work can motivate the teachers to look for in the materials that are at their disposal, new teaching strategies to enrich their classes and to favor a full child development. The teaching of Mathematics in Early Childhood Education should be understood as a contextualized, playful and planned proposal according to the learning objectives and fields of experiences in which the pedagogical actions are constituted. Moreover, mathematics in the daily life of Infant Education is of utmost importance for the development of the child's logical reasoning, and must be worked in an interdisciplinary and transversal way, considering the reality of the student and interconnecting to other areas of knowledge such as culture, art, play and play.
Palavras-chave: Educação do campo
Educação infantil
Matemática
Práticas pedagógicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13125
Data do documento: 12-Nov-2018
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EFMO12112018.pdf4,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons