Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13141
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraujo, Edinaldo Teixeira de-
dc.date.accessioned2019-01-30T10:41:34Z-
dc.date.available2018-11-10-
dc.date.available2019-01-30T10:41:34Z-
dc.date.issued2018-11-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13141-
dc.description.abstractThe present study had as general objective to analyze the Continued Formation Course of "Continuing Education: Ethnic Racial Know-How and Afro-Brazilian and Indigenous in the Classroom" lived in the Escola Antônia do S. Machado, located in the neighborhood of Paratibe. And how the specific objectives: Identify the contents taught in the Continuing Training Course; Describe the dynamics of presentation of contents and analyze if these contents dialog with Law 10.639 / 03. The methodology of the research was qualitative, of the bibliographic, documentary and field type. To do so, we used the questionnaire application as the data collection instrument with three teachers from the Campo School. In addition, we performed a descriptive analysis of the data. The results indicated that the Continuing Education Course made possible a substantial change in teaching practice, in line with the Curriculum Guidelines and delivered in partnership with qualified teachers and segments of the Black Social Movement.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-01-30T10:41:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ETA10112018.pdf: 815617 bytes, checksum: 9aacfbeb24c1513f9bbac337791ddfc4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-30T10:41:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ETA10112018.pdf: 815617 bytes, checksum: 9aacfbeb24c1513f9bbac337791ddfc4 (MD5) Previous issue date: 2018-11-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEducação quilombolapt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.titleFormação continuada: análise do projeto “étnico racial saberes e fazeres afro-brasileira e indígena na sala de aula” na Escola Quilombola Municipal Professora Antônia do Socorro Silva Machadopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Ana Paula Romão de Souza-
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo geral analisar o Curso de Formação Continuada de “Formação Continuada: Étnico Racial Saberes e Fazeres Afro-Brasileira e Indígena na Sala de Aula” vivenciado na Escola Antônia do S. Machado, localizada no bairro de Paratibe. E como os objetivos específicos: Identificar os conteúdos ministrados no Curso de formação continuada; Descrever a dinâmica de apresentação dos conteúdos e analisar se esses conteúdos dialogam com a Lei 10.639/03. A metodologia da pesquisa foi de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfico, documental e de campo. Para tanto, utilizamos a aplicação de questionário como sendo o instrumento de coleta de dados com três docentes da Escola Campo. Além disso, realizamos uma análise descritiva dos dados. Os resultados apontaram que o Curso de Formação Continuada possibilitou uma mudança substancial na prática docente, por está em consonância com as Diretrizes Curriculares e ministrado em parceria com docentes qualificados e segmentos do Movimento Social Negro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ETA10112018.pdf796,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons