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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Comunidade e identidade quilombola: o Teatro do Oprimido como abordagem metodológica na escola Antônia do Socorro Silva Machado
metadata.dc.creator: Omar, Amanda Caline da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, José Amâncio Tonezzi Rodrigues
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho, resultado de pesquisa no Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES/UFPB), apresenta a investigação pedagógica sobre as identidades quilombolas de estudantes do ensino fundamental I em escola formal, utilizando jogos e exercícios do Teatro do Oprimido. A Escola Municipal Antônia do Socorro Silva Machado está localizada ao sul do município de João Pessoa (PB) e foi construída na área do quilombo urbano de Paratibe. Constituiu-se ali uma trajetória de estudos com alunos do 1º ano do ensino fundamental, sob a luz de teorias que discutem a identidade em variados aspectos e, em especial, os relativos à identidade negra e quilombola. O objetivo é perceber uma possível identidade dos estudantes nesse contexto, a partir dos jogos aplicados durante as aulas de teatro. Além disso, visamos: avaliar o Teatro do Oprimido como abordagem metodológica para ensino de teatro em realidade quilombola; desenvolver atividades com Teatro do Oprimido para o debate sobre identidades cultural, além de elaborar reflexões sobre os desdobramentos com as práticas da Pedagogia do Teatro na percepção e possível constituição da identidade quilombola na escola. Direcionamos nossas práticas em sala de aula a partir do uso dos jogos e exercícios do Teatro do Oprimido. Com o uso de procedimentos da observação participante, na metodologia científica contemplou-se a pesquisa-ação. Neste sentido, a fim de compreender os aspectos que norteiam o processo de formação identitária do grupo pesquisado, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e rodas de conversa, que permitiram a observação do discurso oral, das expressões corporais e da produção gráfica de desenhos. O estudo se deu com base no comportamento, nas entrevistas e na participação dos alunos em exercícios aplicados na oficina de teatro, o que permitiu a percepção e análise de aspectos identitários na produção escrita, oral e corporal dos indivíduos.
Abstract: This work, acarried out in the context Professional Master’s Degree Program in arts (PROFARTES / UFPB), presents the pedagogical research on the quilombolas identities of students of a formal and primary school, using games and exercises of the Theater of the Oppressed. The Municipal School Antônia do Socorro Silva Machado is located in south of the city of João Pessoa (PB) and was built in the urban quilombo area of Paratibe. A wide range of studies were carried out with students from the 1st year of elementary school, under the influence of theories that discuss the identity in various aspects, especially those related to black and quilombola identity. The objective is to perceive a possible identity of the students in this context, from the games applied during the drama classes. In addition, we aim to: evaluate the Theater of the Oppressed as a methodological approach for teaching theater in quilombola reality; develop activities with Theater of the Oppressed for the debate on cultural identities; as well as elaborate reflections on the developments with the practices of Theater Pedagogy in the perception and possible constitution of the quilombola identity in the school. Thus, our practices in the classroom applied games and exercises of the Theater of the Oppressed. With the use of procedures of participant observation, in the scientific method. Therefore, in order to understand the aspects that guide the process of identity formation of the group of students investigated, semi-structured interviews and conversation wheels were carried out, allowing the observation of oral discourse, body expressions and graphic design. The study was based on the behavior, interviews and participation of students in exercises applied in the theater workshop, which allowed the perception and analysis of identity aspects in the written, oral and corporal production of individuals.
Keywords: Educação quilombola
Pedagogia do teatro
Teatro e identidade
Teatro do oprimido
Identidade quilombola
Quilombola education
Drama pedagogy
Drama and identity
Theater of the oppressed
Quilombola identity
Identidade - quilombo
Quilombo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Artes Cênicas
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13169
Issue Date: 18-Jun-2018
Appears in Collections:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional

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