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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Xaxado e criação artística: um estudo sobre ressignificações da cultura popular no ambiente escolar formal
metadata.dc.creator: Gonçalves, Carlos Cleiton Evangelista
metadata.dc.contributor.advisor1: Laranjeira, Carolina Dias
metadata.dc.description.resumo: A atividade com danças populares na escola formal requer uma atenção especial. O trabalho escolar com aquilo que advém do universo de produção artística no âmbito da cultura popular necessita de abordagens pedagógicas contextualizadas ao mundo vivido dos alunos. Em sala de aula, torna-se necessário proporcionar uma experiência que vá além da reprodução silenciada, que seja também um processo de ensino e aprendizagem pautado na reflexão, na crítica e na percepção do corpo no espaço social e cultural em que ele se movimenta. Este trabalho, fruto de pesquisa pelo Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES/UFPB), na linha de pesquisa sobre processos de ensino, aprendizagem e criação em artes, refere-se a busca por possibilidades de ressignificação da cultura popular no ambiente escolar formal. Na prática, delimita-se na transformação do xaxado, enquanto dança popular espetacularmente produzida e difundida no Alto Sertão Paraibano, onde está localizada a escola em que a pesquisa acontece, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Bernardino José Batista, no município de Triunfo. Dessa forma, os alunos foram envolvidos num processo em que são convidados a vivenciarem uma série de atividades, conduzidas sob a prática de exercícios de improvisação e por uma abordagem somática em dança, para a construção lúdica de novos padrões de movimentos, obtidos a partir dos parâmetros do xaxado. A dissertação levanta a discussão sobre a ideia de tradição em confronto com as possibilidades de reelaboração dessa dança. Investigase como é possível proporcionar uma nova leitura de uma dança popular com alunos da educação básica sem que aconteça centrada no estereótipo de normas e estéticas fechadas dos festivais, que contribuem para uma ideia de padrão. Como resultado, houve uma elaboração de uma abordagem pedagógica e criativa, que resultou numa apresentação e na continuidade do processo na escola. Houve também uma alteração nos modos de pensar as tradições, de praticar a dança e de perceber o corpo em cena, conduzindo a novas possibilidades de manifestar as próprias individualidades.
Abstract: The activity with popular dances in formal school requires special attention. The school work with what comes from the universe of artistic production in the ambit of popular culture needs pedagogical approaches contextualized to the lived world of the students. In the classroom, it becomes necessary to provide an experience that goes beyond silenced reproduction, which is also a process of teaching and learning based on reflection, criticism and perception of the body in the social and cultural space in which it moves. This work, as a result of research by the Professional Master in Arts (PROFARTES / UFPB), in the line of research on teaching, learning and arts creation processes, refers to the search for possibilities of re-signification of popular culture in the formal school environment. In practice, it is delimited in the transformation of the xaxado, as popular dance spectacularly produced and diffused in Alto Sertão Paraibano, where is located the school in which the research happens, the State School of Primary and Secondary Education Bernardino José Batista, in the municipality of Triunfo. In this way, the students were involved in a process in which they are invited to experience a series of activities, conducted under the practice of improvisation exercises and by a somatic approach in dance, for the playful construction of new patterns of movements, obtained from the parameters of the xaxado. The dissertation raises the discussion about the idea of tradition in confrontation with the possibilities of reworking this dance. It is investigated how it is possible to provide a new reading of a popular dance with students of basic education without it happening centered in the stereotype of closed norms and esthetics of the festivals, that contribute to an idea of pattern. As a result, a pedagogical and creative approach was developed that resulted in a presentation and continuity of the process at school. There was also a change in ways of thinking about traditions, of practicing dance and of perceiving the body on the scene, leading to new possibilities of manifesting one's own individualities.
Keywords: Dança
Educação
Xaxado
Ressignificação
Cultura popular
Dance
Education
Re-signification
Popular culture
Xaxado - dança folclórica
Xaxado - escola
Cultura popular - ressignificação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Artes Cênicas
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13170
Issue Date: 7-Jun-2018
Appears in Collections:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional

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