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metadata.dc.type: Dissertação
Title: O caráter destrutivo e a estética da barbárie em Walter Benjamin
metadata.dc.creator: Silva, Sérgio Paulo Barreto da
metadata.dc.contributor.advisor1: Lubenow, Jorge Adriano
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho visa investigar as ideias de caráter destrutivo e estética da barbárie na obra de Walter Benjamin. O conceito de destruição, no pensamento de Benjamin, torna-se amplo na medida em que toda ação construtiva pressupõe uma ação destrutiva. A destruição da falsa aparência perpassa tanto a tradição historicista quanto a herança cultural. Se o historiador dialético remove as ruínas para tornar visíveis os caminhos, os movimentos de vanguarda tornam-se bárbaros, movidos por uma reação ao processo de dominação da herança cultural. Neste sentido, evidencia-se a “crise da tradição” no pensamento de Benjamin. Dividida em duas partes, a pesquisa analisará, na primeira parte, o conceito benjaminiano de destruição, evidenciando aspectos históricofilosóficos e culturais e, na segunda parte, analisará a ideia de uma estética da barbárie, tendo como referência as vanguardas artísticas, os novos meios de reprodução técnica e a reação da tradição a partir da estetização da política.
Abstract: The present work aims to investigate the destructive and aesthetic ideas of barbarism in the work of Walter Benjamin. The concept of destruction, in Benjamin's thought, becomes broad inasmuch as all constructive action presupposes a destructive action. The destruction of the false appearance pervades both the historicist tradition and the cultural heritage. If the dialectical historian removes the ruins to make the paths visible, the avant-garde movements become barbaric, driven by a reaction to the process of domination of the cultural heritage. In this sense, the "crisis of tradition" in Benjamin's thinking is evident. Divided into two parts, the research will analyze, in the first part, the Benjaminian concept of destruction, showing historical-philosophical and cultural aspects and, in the second part, analyze the idea of an aesthetics of barbarism, with reference to the artistic vanguards, the new means of technical reproduction and the reaction of tradition from the aestheticization of politics.
Keywords: Walter Benjamin
Destruição
Barbárie
Tradição
Estética
Undoing
Barbarism
Tradition
Aesthetics
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Filosofia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13175
Issue Date: 31-Jul-2018
Appears in Collections:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia

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